A Huawei tomou hoje o palco numa apresentação invulgar para revelar alguns dos seus novos produtos. Nesse leque estava ao Huawei Mate Xs (lê-se exe-s).
Este novo smartphone dobrável da Huawei não nos dá uma revolução de design, muito pelo contrário. O equipamento é basicamente o mesmo do modelo anterior com inovações internas.
Especificações do Huawei Mate Xs
- Ecrã de 8" polegadas quando aberto
- Ecrã de 6.6" quando dobrado e 6.38" polegadas no outro lado do ecrã
- Processador Kirin 990
- Memória RAM de 8GB
- Memória interna de 512GB
- Câmaras (frontal é a mesma da traseira): 40MP + 8MP + 16MP + ToF
- Bateria de 4500 mAh
- Carregamento rápido de 55W (carrega 85% em 30 minutos)
- Android 10 com EMUI 10
- Sem serviços Google
Mais um super smartphone sem serviços Google
Este é mais um potente smartphone da Huawei sem contar com os serviços Google. A Huawei tem lutado para aumentar o número de desenvolvedores na sua aplicação "App Gallery", porém, continua seriamente abaixo das Apps que encontramos na Google Play Store.
Preço do Huawei Mate Xs
Este é um dos outros pontos de entrave na compra do novo topo de gama dobrável da Huawei. Para além de não contar com serviços Google, o dispositivo tem um valor de 2499€. Um preço seriamente alto e que deve ser posto em consideração devido às suas "falhas".
Huawei luta contra a maré
Não está fácil o papel da Huawei no início de 2020. Sem a possibilidade de trazer serviços Google, até a apresentação de um dos seus mais importantes smartphones foi condicionada devido ao surto do Coronavírus e o cancelamento do Mobile World Congress.
Com "apenas" uma média de 6 mil pessoas a ver a apresentação em direto, este foi, provavelmente, um dos piores lançamentos da marca (em nível de exposição) nos últimos anos.
Podemos dizer que a Huawei precisa de um milagre para continuar a batalhar na Europa. A introdução da App Gallery (substituto da Play Store) não elimina o facto de Apps como o Youtube não poderem ser instaladas nos seus smartphones. Pelo menos na altura de compra.
A Google já recomendou para não instalar APK's dos seus serviços Google nos smartphones da Huawei de forma a manter os seus utilizadores seguros. Resta à Huawei contornar um dos piores cenários que a empresa se deparou nos últimos anos.
Editores 4gnews recomendam:
- OnePlus 8 Pro: imagem real mostra que o smartphone perderá uma característica que todos adoram
- Xiaomi Mi MIX 4 é apanhado online antes do lançamento
- Sony Xperia 1 II: o novo topo de gama da Sony que vai dar que falar!