Huawei Mate Xs 2 é oficial e surpreende no preço e não nas especificações

Mónica Marques
Comentar

Hoje, a Huawei apresentou oficialmente o seu modelo Mate Xs 2 que com o seu design dobrável para fora é diferente de todos os modelos do género atualmente disponíveis.

Mas a grande surpresa fica a cargo do preço elevado com que chega ao mercado, apesar de as especificações ficarem um pouco aquém das expetativas.

Design e ecrã do Huawei Mate Xs 2

Huawei Mate Xs 2
Quando aberto, o ecrã do Huawei Mate Xs 2 mede 7,8 polegadas na diagonal

O design do novo Huawei Mate Xs 2 prima por ser diferente dos atuais smartphones dobráveis disponíveis no mercado. Tudo porque adota a dinâmica de dobrar para fora. Tal é possível devido a uma mecanismo travão que mantém o ecrã no lugar e que quando libertado, abre apenas parcialmente graças à dobradiça com mola.

O modelo foi construído com liga de titânio, fibra de vidro e aço ultraleve mas resistente. Devido à sua construção, o Mate Xs 2 pesa apenas 255 gramas.

Quanto ao ecrã, quando fechado este tem 6,5 polegadas, já aberto mede na diagonal 7,8 polegadas. O painel é OLED e fornece uma resolução de 2480x2200 pixéis quando está aberto – no modo fechado, a resolução baixa para 2480x1176 pixéis. De resto, oferece uma taxa de atualização de 120 Hz e uma taxa de amostragem ao toque de 240 Hz.

Processador, memória RAM e armazenamento

Aos comandos do novo Mate Xs 2 está o processador Snapdragon 888 com suporte para comunicações 4G, devido às sanções impostas à marca chinesa. A memória RAM tem 8 GB, sendo que o armazenamento interno pode ter a capacidade de 256 ou 512 GB.

A Huawei está também a disponibilizar uma edição de colecionador deste terminal que apresenta uma configuração de 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. Ambas as variantes contam com entrada para o cartão de memória Nano da Huawei que pode ampliar a memória interna para mais 256 GB.

Bateria e sistema operativo

Huawei Mate Xs 2
O novo dobrável oferece suporte para Huawei M-Pen 2s Stylus

A alimentar o Mate Xs 2 está uma bateria de 4.600 mAh, sendo que a edição de colecionador conta com uma bateria mais robusta de 4.880 mAh. Ambas as variantes fornecem suporte para carregamento rápido de 66 watts que, segundo a Huawei, coloca a bateria a 100% em 30 minutos.

Os modelos chegam a executar HarmonyOS 2, pronto para uso, que fornece novos gestos inteligentes para várias janelas e deslize rápido para o ecrã maior. Saliente-se ainda que as 300 principais aplicações da AppGalery foram adaptadas para o ecrã maior do Mate Xs 2.

Configuração de câmara

O Huawei Mate Xs 2 chega com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide de 13 megapixéis e ainda um sensor telefoto de oito megapixéis de resolução.

O terminal conta ainda com estabilização ótica de imagem, zoom ótico de 3x e enquadramento síncrono de ecrã duplo. Na zona frontal, o novo dobrável aloja uma câmara de 10,7 megapixéis.

Preço

Para já, o Mate Xs 2 está apenas disponível no mercado chinês e não existe ainda informação sobre a sua disponibilidade a nível global.

O preço para cada uma das variantes é:

  • 8 GB + 256 GB – Aprox. 1.440 euros
  • 8 GB + 512 GB – Aprox. 1.655 euros
  • 12 GB + 512 GB – Aprox. 1.780 euros

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.