Huawei Mate X2: smartphone dobrável apanhado a correr Harmony OS 2.0 (vídeo)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei prepara-se para dar uma considerável alavancagem ao seu Harmony OS 2.0, a plataforma própria que pode substituir o sistema operativo Android nos seus smartphones muito em breve. Em junho próximo pode ficar globalmente disponível.

Entretanto, o sistema alternativo ao da Google continua a ser desenvolvido pela empresa chinesa, estando já presente em alguns dos seus produtos. Com efeito, vemos agora um vídeo muito revelador com o Harmony OS 2.0 num smartphone Huawei Mate X2.

Este é o aspeto e funções do Harmony OS 2.0

Em primeiro lugar tornam-se evidentes as semelhanças com o sistema operativo Android. Veja-se, particularmente, a barra de notificações e ícones no topo do ecrã, bem como o respetivo agrupamento, disposição e design geral, bastante familiar.

Por outro lado, ao fazer um deslize de cima para baixo (swipe down) a partir de qualquer ponto do ecrã ativará a barra de pesquisa, ou melhor, o motor de busca incorporado. Aqui teremos o Petal Search como motor de busca e não a figura dominante da Google.

Em seguida, para aceder às notificações e centro de controlo neste Huawei Mate X2 foi necessário fazer um gesto de arrasto de cima para baixo a partir do canto superior direito. Mais uma vez, temos alguns pontos de contacto com o sistema Android.

O Harmony OS 2.0 pode substituir o Android nos smartphones Huawei

Por outro lado, podemos ver algumas aplicações (apps) proprietárias da Huawei em operação. Mais concretamente, é aberta a aplicação Calendário e as Notas. Podemos também notar a presença de pelo menos três tipos de widgets para cada app.

O utilizador poderá então movimentar e colocar este widget sem ter que abrir a aplicação propriamente dita, mas relevando aqui o novo gesto de controlo. Ao fazer um swipe up após ter pressionado o ícone da app, teremos mais informações sobre a mesma.

Note-se, por fim, que estes gestos, controlos e funcionamento do Harmony OS 2.0 foram observados no Huawei Mate X2, um telefone dobrável de grandes dimensões mais próximo de um tablet. Resta, portanto, saber como se aplicará o Harmony OS a um dispositivo mais compacto, a um smartphone convencional.

Há, em síntese, muito que ainda não sabemos sobre o Harmony OS 2.0 e a extensão das suas capacidades. Por outro lado, contamos com grandes novidades a serem anunciadas pela Huawei no próximo mês de junho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Z Fold Tab: será este o aspeto do tablet dobrável para a Europa?
  • Samsung Galaxy S22 Ultra trará um novo marco aos topos de gama da marca
  • Spotify invadirá o feed do Facebook com miniplayer para música e podcasts
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.