Huawei Mate X com 512GB será um dos próximos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gama de produtos Huawei Mate 10 reúne neste momento os atuais topos de gama da fabricante chinesa que em breve apresentará também os Huawei P20. Sobre estes últimos temos visto inúmeras fugas de informação. Todavia, temos agora informações sobre um possível smartphone Android, o Huawei Mate X.

Depois de há algumas semanas atrás termos visto um smartphone Android da Huawei com o número de modelo NEO-AL00, temos agora mais informações sobre o mesmo. Ao passo que inicialmente se acreditava que este seria outro membro da família Huawei P20, agora sabemos que tal não será o caso. A linha P20 contará "apenas" com três modelos já confirmados.

Vê ainda: reo e câmara dupla por 369€

A segundo assunção lógica seria assumir a existência de um Huawei Mate X. Tratando-se de uma nova versão / variante do seu atual topo de gama Android, o Mate 10 Pro. Segundo as fontes chinesas, o próximo dispositivo teria o processador HiSilicon Kirin 970, o atual "motor" topo de gama da fabricante chinesa.

Já segundo os ficheiros de sistema (firmware) desse mesmo dispositivo teríamos aqui apenas 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Informações baseadas nos rumores anteriores. Algo que parece não bater certo, tampouco adequar-se a um smartphone Android topo de gama para 2018.

Huawei Mate X, o próximo smartphone Android?

Com efeito, agora ficamos a saber que este Huawei Mate X recebeu a aprovação da TENAA, o orgão de regulação chinês. Aí passaria com um total de 6GB de memória RAM e uns impressionantes 512GB de armazenamento interno. O registo deste smartphone na agência chinesa TENAA data de 19 de março, a passada segunda-feira. Podemos assim confirmar que este é um dos mais recentes rumores ou neste caso, fugas de informação sobre o dispositivo. Tudo leva a crer que esta possa ser uma versão premium do atual topo de gama, Mate 10 Pro e Porsche Design.

Huawei Mate X poderá chegar no Verão

Note-se que neste momento o maior módulo de memória interna num smartphone no mercado é de 256GB de armazenamento. Temos aqui alguns topos de gama da Xiaomi e da Apple para citar apenas alguns exemplos. Todavia, não me parece muito difícil vermos um smartphone com 512GB num futuro próximo. Aliás, a Samsung já está a produzir estes módulos com 512GB de armazenamento.

Posto isto é altamente provável que em 2018 comecemos a ver os primeiros smartphones com esta grande capacidade de memória interna. Até à data acreditávamos que seria o Samsung Galaxy S9 o primeiro a estrear este módulo mas tal não se verificou. Mesmo assim, já com o Galaxy Note 9 agendado para agosto, poderemos ver aí o primeiro Samsung com este novo módulo.

Entretanto, caso a Huawei decida efetivamente terminar e lançar o seu Huawei Mate X que já conta com a certificação da TENAA, poderemos ter aqui um novo Android. Para já o seu propósito é incerto. Não sabemos se será uma adição à atual linha de topos de gama ou o primeiro equipamento da próxima geração.

Assim que tivermos mais novidades sobre o Huawei Mate X serão os primeiros a saber.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo

mostra a sua durabilidade em novo teste

20 Pro. Todos os detalhes da câmara tripla Leica de 40MP

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.