Huawei Mate SE / Honor 7X - quem é este smartphone Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Estavam com saudades de um novo smartphone Android da Huawei? Ficaram tristes quando se anunciou a troca do MWC por um evento em nome próprio? Não querem esperar até ao dia 27 de março? Precisam de mais um "Lite", "P" ou tantos outros "smart"? Estão com sorte. Ficamos agora conhecer o Huawei Mate SE / Honor 7X, ainda não existe um consenso em torno do seu nome.

Caso se revejam em alguma das situações acima descritas, graças ao senhor Roland Quandt temos boas notícias para ti. Chegará mais uma variante para o seu já vasto portfólio de smartphones. Será um Huawei Mate SE ou Honor 7X. A mesma carcaça e especificações, nomes diferentes. O objectivo? Entrar no mercado norte-americano, custe o que custar.

Vê ainda: Google. Como ter novamente o botão para ver imagens na pesquisa

Com efeito, tal como nos conta Quandt, este "novo" Huawei Mate SE mais não é do que um rebranding do seu Honor 7X. Uma tentativa de divulgação da linha "Mate", o nome da sua gama de dispositivos topo de gama que neste momento conta com o Mate 10, Mate 10 Pro, Mate 10 Lite e Mate 10 Porsche Design.

Segundo este leakster alemão, a fabricante chinesa irá celebrar um evento próprio no Mobile World Congress 2018 ( só chegam em março.

Huawei Mate SE é um "novo" Honor 7X

Note-se que toda a marca Honor pertence à Huawei. Desta forma percebemos porque é que, a seu bel-prazer, esta pega num smartphone Honor e o volta a lançar com a sua própria marca e um novo nome. Será mais um instrumento de alavancagem da popularidade da marca junto dos consumidores norte-americanos. Todavia, explicação pouco convincente que surgiria imediatamente após a imprensa internacional ter desmascarado o engodo.

Trata-se de um Honor 7X com uma nova cara e um novo nome, sem Android Oreo

Seja como for, para manter os fãs da marca entretidos e sempre com um olho no país do "Uncle Sam", vem aí um novo Huawei Mate SE. Contará com um ecrã de 5.93 polegadas, formato 18:9 e resolução Full-HD+. Terá uma tela / ecrã IPS LCD. Já no seu interior teremos o processador Kirin 659 que também temos no dispositivo Lite.

Especificações do Huawei Mate SE:

  • Ecrã de 5.93 polegadas, formato 18:9
  • Resolução Full HD+, tecnologia IPS LCD "Full-View"
  • Processador Kirin 659 da Huawei
  • 4GB RAM e 64GB de armazenamento interno expansível
  • Câmara dupla de 16MP+2MP
  • Câmara secundária de 8MP para as selfies
  • Bateria de 3340mAh
  • Carregamento via microUSB
  • Porta áudio jack de 3.5mm
  • Sistema operativo Android 7.0 Nougat - EMUI 5

A única coisa que mudará neste Huawei Mate SE será apenas o nome. Passará de um Honor 7X, nome que para todos os efeitos é desconhecido nos Estados Unidos da América para um "SE" bem famoso. Além disso será também construído em metal e não se coíbe de utilizar este sufixo bem evocativo do mais económico smartphone da Apple.

Dispositivo chegará ao mercado com o Android Nougat

Até à data ainda não temos uma perfeita noção do objectivo último da Huawei para este novo equipamento Android. Parece efetivamente provável que este dispositivo Android chegue ao mercado norte-americano. Roland Quandt tem um impecável histórico de fiabilidade e a captura de ecrã que revela a listagem da Amazon parece-nos perfeitamente legítima.

Precisamos de um novo Huawei? Ainda sem o Android Oreo?

Resta saber se este Huawei Mate SE alguma vez chegará ao mercado nacional. Algo que pessoalmente considero improvável. Afinal de contas já cá temos o Honor 7X, essencialmente o mesmo produto, com um nome diferente. Temos também o Huawei P Smart com praticamente as mesmas especificações técnicas, apenas com um nome diferente. Temos até um Huawei Mate 10 Lite, saiba-se lá porquê!

Note-se que este Honor 7X seria apresentado no ano passado, já nos finais de 2017 pela Honor. Chegaria ao mercado com o Android 7.0 Nougat e em breve será atualizado para o Android Oreo. Mesmo assim, é algo desapontante ver a Huawei em overdrive a lançar novos equipamentos que de novo só têm o nome. Não podiam pelo menos lançar este smartphone com o novo Android Oreo? Afinal de contas ele já está presente em vários outros dispositivos da marca.

Desorganização, pressa e uma necessidade de afastar as nuvens negras que justa ou injustamente pairam sobre si. Seja como for, pergunto-vos também qual é a vossa opinião sobre este "novo" Android...

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo falham no mais essencial

d Oreo e EMUI 8

d terá sido revelado em vídeo

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.