Huawei Mate 40 estará entre os primeiros equipamentos a receber o HarmonyOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei apresentou a primeira versão do seu sistema operativo no final do ano passado. O HarmonyOS é a resposta da tecnológica chinesa a um futuro sem Android e que parece estar mais próximo que o esperado.

De acordo com o que está a ser avançado na rede social chinesa Weibo, equipamentos com o processador Kirin 9000 serão os primeiros a receber o HarmonyOS. Isto inclui, obviamente, a nova linha Huawei Mate 40.

Dispositivos com processador Kirin 9000 na linha da frente para receber o HarmonyOS

Depois de atualizados os equipamentos com o Kirin 9000, seguem-se aqueles que contam com o Kirin 990 e só posteriormente os seus gama média. Ou seja, a Huawei vai seguir a mesma estratégia adotada nas atualizações do Android, privilegiando os modelos mais recentes.

Isto significa que se tiveres um equipamento da linha Huawei P40, poderás transitar para o HaymonyOS já no próximo ano. Afinal de contas, a linha P costuma receber a nova versão da sua interface sensivelmente um ano após a sua revelação.

Esta notícia acaba por não ser uma surpresa. Anteriormente, a Huawei já havia confirmado que os seus equipamentos transitarão para o HarmonyOS assim que receberem a EMUI 11.

Ainda não sabemos quando é que a nova interface começará a ser distribuída, mas tudo indica que ficará disponível para cerca de 50 smartphones. E como tem sido apanágio da marca, a linha Huawei Mate 40 será das primeiras, o que coincide com aquilo que está hoje a ser adiantado.

Resta saber se esta será uma transição definitiva ou se a Huawei dará aos seus utilizadores a possibilidade de se manterem no Android. Pessoalmente não acredito muito nisso, mas é um cenário que não podemos excluir.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 40 Pro: novo relatório reitera disponibilidade limitada
  • Novo processador da Huawei será revelado este mês. Mas pode muito bem ser o último
  • Smartphones Huawei com processadores Snapdragon? É uma possibilidade
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.