Huawei Mate 30 sem serviços Google! Eis a solução da Huawei para os utilizadores!

Filipe Alves
5 comentários

Já não é a primeira vez que se fala que o Huawei Mate 30 chegará sem serviços Google. Cada vez mais informações indicam que tal acontecerá mas a Huawei parece já ter algumas soluções para os utilizadores.

Na IFA em Berlim, onde a Huawei revelou o seu novo processador Kirin 990, o CEO da marca, Richard Yu, aproveitou para responder a algumas questões com relacionamento direto com o assunto.

Aplicações Google

A solução da Huawei será descarregar aplicações e serviços Google (em APK)

O CEO da Huawei referiu que estão a estudar uma forma dos utilizadores do Huawei Mate 30 conseguirem descarregar e instalar Apps e serviços Google depois de terem o smartphone na mão. Ou seja, mais uma vez, confirma-se a forte possibilidade do Mate 30 não contar com os serviços Google.

Visto que o Android é "open source" o CEO referiu que será "bastante simples" para o utilizador instalar os serviços Google nos smartphones da Huawei. Uma afirmação que não é mentira mas também não está cheia de verdade.

Um maior problema para a Huawei

O problema é que a Huawei não pode oferecer esses serviços Google na sua loja de aplicações. Devido ao impedimento de negociação com empresas americanas. Ou seja, terão mesmo de ser desenvolvedores terceiros a oferecer a possibilidade de instalação dos serviços Google.

Será uma festa de Malware e Spyware!

Quando uma aplicação não está na Google Play Store, (neste caso nem Play Store terá) os utilizadores arriscam-se a instalar as Apps via APK e terceiros. Se os utilizadores souberem o que estão a fazer não é um problema. Contudo, há muito boa gente que não faz rigorosa ideia. Exemplo disso foi o Fortnite e a loucura de malware e Spyware que foi espalhado para Android devido a Apps falsas.

Uma solução longe de ser perfeita

Ou seja, a Huawei está aqui com um caso bicudo. A solução da deixará os utilizadores mais expostos a malware ou Spyware. Por sua vez, a Huawei não pode dar as indicações de como instalar de forma segura porque isso ia contra o banimento. A ver vamos no que isto vai dar.

Aplicações mais relevantes que o Huawei Mate 30 não terá

  • Google Play Store
  • Google Maps
  • Youtube
  • Google Fotos
  • Gboard
  • Gmail
  • Play Music
  • Google Drive
  • Duo

Editores 4gnews recomendam:

5 comentários
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.