A confusão entre a Huawei e os Estados Unidos da América (EUA) continua. E o Huawei Mate 30 (Mate 30 Pro) poderão sofrer com isso. O governo de Donald Trump voltou a proibir as empresas americanas de negociar com a Huawei devido à suspeita de espionagem do governo chinês.
Os smartphones que já contam com Android e serviços Google não deverão estar em causa. contudo, os novos smartphones estão com certeza. A Google confirmou que os novos Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro não contarão com serviços Google, pelo menos até que o governo dos EUA diga o contrário.
O que significa isto para os Huawei Mate 30
Isto significa que a Huawei tem pouca margem de manobra aqui. A marca chinesa vai, ao que tudo indica, apresentar os novos smartphones no dia 19 de setembro e tem duas opções.
Ou apresenta-os com Android com a esperança que tudo será resolvido a tempo dos equipamentos saírem para as lojas. Ou apresenta-os com o HarmonyOS. O novo sistema operativo da Huawei que a empresa preparou de forma a dar volta à situação.
O HarmonyOS é baseado em Android (visto que é Open Source), porém, os serviços Google, como a Play Store, Youtube, Maps ou até a pesquisa não estão presentes.
Este é um problema para os utilizadores e Huawei terá de rever a situação. Não vejo os Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro a terem sucesso na Europa com a ausência do sistema Android.
A não ser que a empresa asiática arranje uma forma de disponibilizar todas as aplicações da Play Store na sua própria loja de aplicações. Algo que não é fácil de concretizar sem quebrar a proibição dos EUA. E mesmo assim ficarão a faltar aplicações importantes no equipamento. Exemplo disso é o Youtube.
Acredito que a Huawei consiga uma solução com o sistema Android
Porém, não estou muito receoso face ao problema. Estamos a poucas semanas da apresentação e a pouco mais de um mês do smartphone chegar às lojas. Na minha visão, a Huawei conseguirá trazer o sistema Android no Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro.
Ainda assim, estou seriamente entusiasmado para saber qual será a solução da marca caso tal não seja possível. A Huawei tem capacidades de surpreender e acredito que o faça.
Editores 4gnews recomendam:
- Aplicação Google está prestes a ganhar uma nova vida!
- Huawei confirma lançamento de dois smartphones com Android, mas só em África
- Google Play Store: remove já estas 2 aplicações que estão a fazer o teu smartphone lento