Huawei Mate 30 Pro vai tirar o máximo proveito do "ecrã cascata"! Descobre como (vídeo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Estamos a pouco mais de 48 horas para que os novos Huawei Mate 30 Pro e Mate 30 sejam apresentados oficialmente, no evento que irá decorrer no dia 19 de setembro em Munique, Alemanha.

Agora, a fabricante decidiu publicar um novo vídeo bastante curioso, onde deixa várias pistas sobre novas funcionalidades trazidas pelo alegado "ecrã cascata". De acordo com o vídeo, o Huawei Mate 30 Pro poderá chegar com avançados controlos laterais, que tiram o máximo proveito deste novo tipo de painel OLED.

Antes de mais, estes novos "ecrãs cascata" são basicamente painéis OLED que envolvem as laterais do smartphone. Desta forma, conseguem oferecer uma maior relação ecrã/corpo e proporcionar novas possibilidades de utilização graças ao 'espaço extra'.

Será que a Huawei conseguirá mesmo tirar o máximo proveito dos novos controlos?

Os controlos laterais, ou "botões touch", surgiram praticamente por consequência do novo painel OLED, que se estende para as laterais do smartphone, não deixando espaço para os tradicionais botões físicos. No entanto, fica a grande dúvida se irão, ou não, conseguir tirar o máximo proveito desta oportunidade de ouro.

Este tipo de botões já foram introduzidos recentemente na apresentação do Vivo NEX 3, que tem também um "ecrã cascata". No entanto, tudo indica que se ficaram apenas pelas funcionalidades básicas, controlo de volume e bloqueio/desbloqueio de ecrã.

Sinceramente, seria uma desilusão se a Huawei não tentasse fazer algo mais com esta nova oportunidade. Numa altura em que a marca precisa de utilizar todas as 'armas' à sua disposição, para manter os seus smartphones apelativos na Europa (devido à falta dos serviços Google), esta é uma oportunidade de ouro.

Hoje em dia, os utilizadores procuram cada vez mais, smartphones que ofereçam algo que os distinga da concorrência, e estes novos controlos podem ser isso mesmo. Em vez de se limitar ao controlo do bloqueio de ecrã e volume, o Huawei Mate 30 poderia trazer muito mais utilizações para este "ecrã cascata".

Exemplos de potenciais utilizações para esta secção "extra" do painel OLED

  • Controlo de zoom dentro da App da câmara fotográfica
  • Alteração entre modos de fotografia/vídeo
  • Visualização de botões para controlo de reprodução de música (ex. Spotify)
  • Atalhos para diversas aplicações
  • Gestos avançados para realizar diversas tarefas personalizáveis

Existem tantas potenciais utilizações para este novo "ecrã cascata" que, o ideal seria mesmo a Huawei permite aos developers tirar o máximo proveito deste novo painel. Para isso, apenas precisam de disponibilizar a documentação necessária para que passem a suportar este 'espaço extra' nas suas aplicações.

De qualquer forma, faltam apenas 2 dias para que todos os segredos e novidades sejam revelados oficialmente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 30: leak confirma o design dos novos 4 smartphones!
  • Ecrã 'inteligente' da Huawei de 65" polegadas aparece em imagens
  • Huawei P30 Pro está com desconto de mais de 200€! (Stock Limitado)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.