As suspeitas confirmam-se. Segundo avança o site The Nikkei Asian Review, tanto os Mate 30/30 Pro como o Mate X serão lançados sem quaisquer aplicações ou serviços da Google.
Tal significa que estes dispositivos serão lançados sem Play Store pré-instalada. Além disso, não terão aplicações tão usadas pelos utilizadores, como o Youtube, Gmail, Maps ou Chrome.
Play Store é a ausência mais sentida
Perder a loja de aplicações e os serviços Google Play é o maior problema de todos. É destes que as aplicações de terceiros dependem para que possam funcionar na sua plenitude.
Estes dispositivos continuarão, no entanto, a ter Android. Este é um sistema de código aberto, e a Huawei irá continuar a usá-lo nestes dispositivos enquanto o seu HarmonyOS para smartphones não está pronto.
Empresas americanas não podem negociar com a Huawei
Todo este problema deve-se ao facto de a Huawei ter sido novamente colocada na “lista negra” dos Estados Unidos. As empresas americanas estão proibidas de negociar com a Huawei, e é nesse sentido que perdeu o suporte da Google.
Como é de esperar, isto vai significar uma queda nas vendas da Huawei. Caso não haja “sinais de paz” em todo este processo, vai ser difícil para a Huawei continuar a ter sucesso fora da China.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei FreeBuds 3 são oficiais e vêm para combater diretamente com os AirPods
- Série Huawei P30 vende mais de 16 milhões de unidades em apenas 6 meses
- Kirin 990: processador do Huawei Mate 30 é oficial! E promete surpreender!