Huawei Mate 30 Pro com serviços Google? Pode não ser apenas uma miragem!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante os últimos anos, a Huawei conseguiu crescer de forma impressionante, conseguindo alcançar o segundo lugar no ranking de fabricantes, ameaçando mesmo o primeiro lugar da Samsung. No entanto, pesados ataques dos Estados Unidos acabaram por arruinar por completo os seus planos.

O governo de Donald Trump colocou a Huawei na "lista negra", proibindo-a de realizar negócios com qualquer empresa norte-americana. Estas ações fizeram com que não pudessem utilizar aplicações e serviços Google nos seus smartphones, e o primeiro a ser afetado foi o Huawei Mate 30 Pro (e Mate 30).

Graças a estas proibições, a fabricante optou por não apostar na disponibilização dos novos topos de gama na Europa, visto que dificilmente iria conseguir cativar os utilizadores. Por outro lado, na China, é um verdadeiro fenómeno!

Não é garantido, mas o Huawei Mate 30 Pro pode vir a receber os serviços Google

Em junho, Donald Trump revelou que iriam permitir que algumas empresas realizassem negócios com a Huawei, mas iriam precisar de receber uma licença especial para isso. Desde então, mais de 260 pedidos para adquirir a licença foram registados, mas nenhuma foi ainda atribuída.

Agora, através de uma entrevista à Bloomberg, o ministro do comércio norte-americano — Wilbur Ross — confirmou que as licenças irão começar a ser emitidas em breve. Ainda que não tenha revelado uma data em concreto, espera-se que as primeiras sejam emitidas ainda antes do final do ano.

No entanto, Ross revelou que receberam muito mais aplicações do que seria esperado. Assim sendo, relembra que as empresas que se aplicaram devem assumir que irão ver o seu pedido rejeitado. Ainda que tenha sido confirmado que várias licenças serão emitidas, a maioria deverá receber um "redondo não".

Google poderá (ou não) estar na linha da frente

Considerando a dimensão da empresa, é fácil assumir que a Google se possa encontrar no topo da lista de empresas que irão receber esta licença. Caso isso se verificasse, seriam excelentes notícias tanto para a Huawei quanto para os seus milhões de fãs.

Assim que a empresa receba esta licença, os smartphones da Huawei poderão voltar a integrar todas as aplicações e serviços da Google. Ou seja, através de uma simples atualização, os seus smartphones voltaram a ser uns dos melhores da atualidade, também na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Donald Trump esteve quase para ter um 'babysitter' na conta do Twitter
  • Huawei P Smart 2020 e MatePad Pro revelados em renders
  • Huawei Mate 30 Pro 5G esgotou em apenas 1 minuto no maior mercado do mundo!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.