Huawei Mate 30 Lite será presentado na China na quarta feira

Carlos Oliveira
3 comentários

A Huawei revelou que irá apresentar a versão chinesa do Huawei Mate 30 Lite no dia 5 de junho, próxima quarta feira. Foi através de uma série de teasers que a tecnológica nos deu a conhecer o design e as especificações deste smartphone.

Mate 30 Lite
Imagens lançadas pela Huawei

Quanto ao design do equipamento, teremos uma semelhança notória com os Huawei P30, na sua parte frontal. Quer isto dizer que teremos um ecrã com margens reduzidas e uma notch em formato gota de água. Já na parte traseira veremos três lentes e ainda um sensor de impressões digitais ao centro.

As especificações do Huawei Mate 30 Lite são estas:

  • Processador Kirin 710
  • Ecrã de 6.21 polegadas com notch em formato gota de água
  • 6GB de RAM
  • 128GB de memória interna
  • Câmara traseira tripla com lentes de 24MP + 16MP grande angular + 2MP lente de profundidade
  • Leitor de impressões digitais na traseira
  • Entrada Micro-USB
  • Jack áudio de 3.5mm

Analisando estas especificações, vemos claramente um equipamento de gama média / alta. Todas as especificações aqui referidas são plausíveis para o equipamento em causa.

A presença de uma entrada Micro-USB para carregamento e transferência de dados deve ser falada, mas não pelas melhores razões. Em meados de 2019 não se compreende como é que uma empresa como a Huawei decide lançar um equipamento com este tipo de entrada. O USB-C é cada vez mais utilizado e essa deveria ter sido a opção da marca.

Maimang 8 será o nome chinês para o Mate 30 Lite

Tal com sucedeu com o Huawei P30 Lite, este novo gama média será primeiramente apresentado na China. Com o nome de Maimang 8, é mais do que provável que esta seja a versão chinesa do modelo que acabará para chegar aos mercados mundiais como Mate 30 Lite.

Importa notar que o Mate 20 Lite, apresentado em 2018, possuía a designação Maimang 7 na China. Desse modo, é mais do que provável que o smartphone a ser revelado na próxima quarta feira seja o equivalente ao Mate 30 Lite.

Apesar das complicações, a Huawei continua a lançar smartphones

Pesando as várias interdições impostas à Huawei ultimamente, muitos equacionavam se a chinesa continuaria a lançar smartphones para o mercado. Tudo aponta para que um novo equipamento seja revelado já esta semana. Veremos qual poderá ser o futuro deste no mercado ocidental e se mais lhe seguirão o exemplo.

É sabido que a Huawei tem enfrentado vários reveses nas últimas semanas depois da proibição de negociar com empresas norte americanas. Grandes nomes do mercado como a Google, Qualcomm, Intel ou ARM já cortaram relações com a chinesa e isso poderá ter efeitos na sua presença no mercado.

Sabemos que os smartphones da Huawei deixarão de receber atualizações do Android, no caso de as coisas se manterem como estão. O desenvolvimento de processadores também está ameaçado depois de a Huawei deixar de ter acesso à tecnologia da ARM.

Mais sobre a polémica da Huawei:

3 comentários
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.