Huawei Mate 30 Lite será presentado na China na quarta feira

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei revelou que irá apresentar a versão chinesa do Huawei Mate 30 Lite no dia 5 de junho, próxima quarta feira. Foi através de uma série de teasers que a tecnológica nos deu a conhecer o design e as especificações deste smartphone.

Quanto ao design do equipamento, teremos uma semelhança notória com os Huawei P30, na sua parte frontal. Quer isto dizer que teremos um ecrã com margens reduzidas e uma notch em formato gota de água. Já na parte traseira veremos três lentes e ainda um sensor de impressões digitais ao centro.

As especificações do Huawei Mate 30 Lite são estas:

  • Processador Kirin 710
  • Ecrã de 6.21 polegadas com notch em formato gota de água
  • 6GB de RAM
  • 128GB de memória interna
  • Câmara traseira tripla com lentes de 24MP + 16MP grande angular + 2MP lente de profundidade
  • Leitor de impressões digitais na traseira
  • Entrada Micro-USB
  • Jack áudio de 3.5mm

Analisando estas especificações, vemos claramente um equipamento de gama média / alta. Todas as especificações aqui referidas são plausíveis para o equipamento em causa.

A presença de uma entrada Micro-USB para carregamento e transferência de dados deve ser falada, mas não pelas melhores razões. Em meados de 2019 não se compreende como é que uma empresa como a Huawei decide lançar um equipamento com este tipo de entrada. O USB-C é cada vez mais utilizado e essa deveria ter sido a opção da marca.

Maimang 8 será o nome chinês para o Mate 30 Lite

Tal com sucedeu com o Huawei P30 Lite, este novo gama média será primeiramente apresentado na China. Com o nome de Maimang 8, é mais do que provável que esta seja a versão chinesa do modelo que acabará para chegar aos mercados mundiais como Mate 30 Lite.

Importa notar que o Mate 20 Lite, apresentado em 2018, possuía a designação Maimang 7 na China. Desse modo, é mais do que provável que o smartphone a ser revelado na próxima quarta feira seja o equivalente ao Mate 30 Lite.

Apesar das complicações, a Huawei continua a lançar smartphones

Pesando as várias interdições impostas à Huawei ultimamente, muitos equacionavam se a chinesa continuaria a lançar smartphones para o mercado. Tudo aponta para que um novo equipamento seja revelado já esta semana. Veremos qual poderá ser o futuro deste no mercado ocidental e se mais lhe seguirão o exemplo.

É sabido que a Huawei tem enfrentado vários reveses nas últimas semanas depois da proibição de negociar com empresas norte americanas. Grandes nomes do mercado como a Google, Qualcomm, Intel ou ARM já cortaram relações com a chinesa e isso poderá ter efeitos na sua presença no mercado.

Sabemos que os smartphones da Huawei deixarão de receber atualizações do Android, no caso de as coisas se manterem como estão. O desenvolvimento de processadores também está ameaçado depois de a Huawei deixar de ter acesso à tecnologia da ARM.

Mais sobre a polémica da Huawei:

  • Huawei é obrigada a reavaliar objetivos, colocando a Samsung 'mais longe'
  • Huawei solicita fim da proibição dos EUA e deixa mensagem a todas as empresas
  • Huawei já registou os possíveis nomes para a sua alternativa ao Android OS
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.