Huawei Mate 20 Pro: O que esperar deste topo de gama Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Atualmente a segunda maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis, a chinesa Huawei está a preparar toda uma nova geração de topos de gama. Novos terminais Android que serão apresentados no dia 16 de outubro em Londres. Chamar-se-ão Huawei Mate 20 e Huawei Mate 20 Pro.

A confirmação teve origem na própria marca que apresentou o MateKirin 980. A fim de coroar a sua apresentação na IFA Berlim, a marca confirmaria também a data de apresentação dos seus próximos topos de gama.

Vê ainda: d Go por 129€

Assim sendo, podemos agora contar com dois smartphones Android de gama alta para o dia 16 de outubro. A apresentação destes terminais será feita num evento especial em Londres com o propósito de dar a conhecer ambos os equipamentos.

Ora, em primeiro lugar, estes serão dois dos primeiros smartphones equipados com o recém anunciado Kirin 980. Mais ainda, estes dois terminas serão os próximos topos de gama desta que já é uma das maiores fabricantes mundiais.

Os Huawei Mate 20 estrearão o Kirin 980

Em seguida temos que prestar a devida atenção ao processador Kirin 980 que já aqui demos a conhecer, na íntegra. Note-se que este é provavelmente a primeira plataforma móvel construída segundo a litografia de 7nm (nanómetros). Isto significa que não só será bastante mais poderoso do que o atual Kirin 970 como também consumirá menos energia. O resultado final? Ora, teremos aqui um motor bem mais potente e bem mais económico. Algo de que a Huawei está extremamente orgulhosa. Mas porquê? Ora, temos uma melhoria de desempenho de 20% e uma maior eficiência energética de 40%.

Mais veloz, mais poderoso e mais comedido no consumo energético. Mais inteligente com um novo núcleos dedicado à inteligência artificial (IA), em suma, uma plataforma móvel extremamente promissora.

Para que este processador nos surpreenda temos aqui uma plataforma móvel equipada com oito núcleos de processamento. Temos então dois núcleos Cortex A76 a correr a 2.6Ghz, dois Cortex A76 a 1.96GHz e outros quatro Cortex A55 a 1.8GHz.

Só para ilustrar o próximo alinhamento de topos de gama Android da marca teremos então dois a três novos smartphones. Isto uma vez que para além do Huawei Mate 20 e Huawei Mate 20 Pro também poderemos ter um novo "Porsche Design". Isto claro, já sem contar com o Mate 20 Lite, já anunciado.

O que esperar do Huawei Mate 20 Pro?

O mais cobiçado dos próximos terminais Android será naturalmente o Huawei Mate 20 Pro apesar de abundarem informações sobre o modelo base, Mate 20. Nesse sentido, sabemos que esse terminal Android chegará com uma notch ou entalhe em forma de gota de água.

Sob o mesmo ponto de vista, este terminal Android terá um ecrã AMOLED de 6.3 polegadas e uma bateria com capacidade de 4200mAh. Uma grande capacidade bem como a possibilidade de carregamento sem fios. Já para não falar da inclusão de altifalantes estéreo, contudo, não será o único ponto de destaque nestes terminais.

Acima podemos ver as representações digitais do terminal Android que nos chegam graças à equipa do portal XDA Developers. Esta imagens ou renders terão sido baseadas nas informações presentes nos ficheiros de software de sistema. Com efeito, esta já não é a primeira vez que a partir de tais informações surgem ilustrações de vários produtos.

Android Pie com a EMUI da Huawei?

A característica mais peculiar destes terminais aparenta ser a câmara tripla na sua traseira. Será também um ponto de contacto entre ambos os terminais, o quesito fotográfico será novamente o expoente máximo dos dois smartphones.

Este novo alinhamento de câmara tripla poderá ter a configuração ilustrada pelas imagens. Note-se sobretudo a nova colocação das lentes pertencentes a cada uma das três câmaras fotográficas. Este será um dos maiores pontos de quebra / distinção face ás gerações anteriores.

Algo que diferenciará estes smartphones Android será também o seu entalhe, recorte ou notch. Temos aqui um formato de gota de água no modelo base ao passo que o modelo Pro apresentará um recorte mais notório.

Algo que nos deixa antever a presença de reconhecimento facial 3D no Huawei Mate 20 Pro, bem como a presença do leitor de impressões digitais sob o ecrã. Algo que não estará presente na versão base deste equipamento.

Já numa última nota, apesar de já no passado esta comunidade nos ter dado informações que se revelariam corretas, não podemos ter certezas para já. Note-se que apesar de os contornos de ambos os smartphones serem...expectáveis, até mesmo o wallpaper é uma mera transferência da atual geração P20.

Certo é que ambos os terminais serão apresentados já no próximo dia 18 de outubro, em Londres. Até lá teremos várias fugas de informação que nos permitirão aferir as demais características do próximo alinhamento de luxo da Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

0 Lite é oficial! Uma lufada de ar fresco nos gama-média

0 Pro e Mate 20 já têm data de apresentação oficial

0 Pro e Mate 20 trazem uma diferença inesperada

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.