Huawei Mate 20 Pro já funciona perfeitamente com outros launchers

Filipe Alves

O Huawei Mate 20 Pro é um dos smartphones mais interessantes que já tive a oportunidade de ter no bolso, contudo, não é um smartphone perfeito. Aquando o lançamento o smartphone simplesmente não funcionava com launchers da Google Play Store.

Passo a explicar, podias utilizar um launcher, contudo, não o podias fazer com os gestos ativos. O gesto de "voltar ao ecrã principal" levava-te ao multi-tarefas. Algo que me chateou seriamente porque não sou o maior amante da EMUI e preferia mil vezes ter o Nova launcher.

Huawei Mate 20 Pro 4gnews

Pois bem, a mais recente atualização resolveu esse problema. Agora já podes utilizar sem problemas os gestos com o launcher que quiseres. A isto é preciso referir que também não senti qualquer crashes no smartphone. Algo que acontecia regularmente nas versões anteriores.

Como ativar um launcher no Huawei Mate 20 Pro

Huawei Mate 20 Pro nova

Infelizmente a Huawei não torna simples a instalação de um launcher. Na maior parte dos smartphones Android só precisas de instalar o Nova laucher, por exemplo, clicar no botão de Menu inicial e dizeres que queres sempre o Nova. No Huawei Mate 20 Pro, e na EMUI, terás de ir a dentro das definições para o fazer.

Primeiramente instala o launcher em questão. Logo depois vai às definições - Aplicações - Aplicação predefinidas - Iniciador. Só aí é que poderás escolher o launcher que queres em concreto. Como podes ver não é assim tão simples quanto outro smartphone.

A Huawei faz isso para que os utilizadores utilizem a EMUI com mais frequência e se habituem ao design funcionalidades do seu User Interface. Mas já diz a mítica fase: "quem quer arranja um meio".

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.