Huawei Mate 20 Pro é o novo líder da tabela da plataforma DxOMark

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Durante meses foi mantido um certo secretismo em torno do desempenho do Huawei Mate 20 Pro na plataforma DxOMark. Tudo porque a empresa chinesa havia dito que não queria revelar o resultado obtido por ser demasiado alto.

Pois bem, esse dia chegou finalmente e ficamos a saber que o Huawei Mate 20 Pro foi capaz de arrecadar um total de 109 pontos. Desse modo, e perante toda a manobra de marketing realizada, podemos dizer que este resultado é um pouco desapontante.

Não quero de forma alguma tirar o mérito que é devido às câmaras do Huawei Mate 20 Pro. Afinal de contas, este resultado faz dele o novo líder do ranking mobile da plataforma DxOMark. No entanto, importa notar que este é precisamente o mesmo resultado obtido pelo Huawei P20 Pro.

Huawei Mate 20 Pro iguala o P20 Pro na tabela da DxOMark

Assim sendo, muitos interrogam-se o que distinguirá estes dois equipamentos em termos fotográficos. As principais diferenças estão no efeito bokeh produzido e alguns compromissos em termos de gravação de vídeo.

Pesados todos os prós e os contras, a DxOMark atribuiu ao Huawei Mate 20 Pro 114 pontos em fotografia e 97 pontos em vídeo. Independentemente dos resultados obtidos, ambos os equipamentos são, sem dúvida, dos melhores que podes ter no teu bolso para fotografia.

As principais conclusões obtidas pela DxOMark

Desde logo, esta plataforma destaca a exposição conseguida pelo Huawei Mate 20 Pro. De acordo com a plataforma de testes, esta consegue ser ligeiramente superior à do P20 Pro e iPhone XS quando temos uma fonte de luz por trás do objeto. Em contrapartida, a nitidez fica um pouco atrás do Huawei P20 Pro.

Em segundo lugar, o topo de gama apresentado na primavera de 2018 consegue melhor desempenho em zoom. É graças ao seu sensor monocromático que este consegue reter mais detalhes neste tipo de condições.

Tal como já referi, o efeito bokeh é ligeiramente inferior neste Mate 20 Pro. Ainda assim, a isolação do objeto principal é mais bem conseguida.

Por fim, e atendendo ao quesito de vídeo, poucas são as reclamações face à performance deste smartphone. No entanto, a DxOMark não pode deixar de destacar algumas falhas na estabilização da imagem. O dynamic range também não é dos melhores para esta plataforma, mas continua em linha com o obtido pelo P20 Pro.

Em suma, temos aqui uma das melhore câmaras do mercado presentes num smartphone. Não obstante da sua equiparável nota com o P20 Pro, o Mate 20 Pro será certamente um deleite para qualquer entusiasta da fotografia móvel.

Editores 4gnews recomendam:

Achas o iPhone XS caro? Espera pelo smartphone dobrável da Samsung

LG G8 já tem data de lançamento marcada para Fevereiro

Google ignora aplicações que enganam descaradamente os utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.