Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro - Serão dois os phablets com a EMUI 6?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Já é um dos smartphones / phablets mais antecipados e pode chegar acompanhado de uma versão ainda mais poderosa. O próximo lançamento da construtora chinesa Huawei será apresentado no dia 16 de outubro. Esta informação já foi confirmada pela própria marca mas poderemos ter uma boa surpresa. Para além do Huawei Mate 10 poderemos ter ainda o Mate 10 Pro. Ambos com a nova EMUI 6.

Vê ainda: LG V30 já é oficial! Smartphone arrebatador com capacidades inéditas!

É incontestável a afirmação de que a Huawei tem crescido bastante nos últimos tempos. Passou de uma marca muito pouco conhecida e olhada até com alguma desconfiança para uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones. Em poucos anos chegou ao 3º lugar no ranking das maiores construtoras e desafia agora os impérios da Apple e da Samsung.

Teremos dois Huawei Mate 10?

A sua escada para a topo foi construída com os seus topos de gama da linha P, sem esquecer os phablets da linha Mate e até mesmo os "P Lite" que ajudaram a divulgar em larga escala a Huawei no mercado nacional.

Agora, plenamente estabelecida em território nacional e já com dois centros de assistência ao consumidor no Porto e em Lisboa, a Huawei prepara-se para novos desafios. Em breve teremos o lançamento do seu Huawei Mate 10 que poderá chegar acompanhado do Huawei Mate 10 Pro.

Nas últimas semanas temos visto várias fugas de informação e à medida que se aproxima a data de apresentação deste Huawei Mate 10 o ritmo dos leaks irá intensificar-se. Já há muito que o factor surpresa raramente se mantém incólume até ao anúncio oficial do produto.

Evan Blass sugere a existência de dois Mate 10

Agora, olhamos para as informações avançadas pelo já famoso e perito em leaks Evan Blass, personalidade que se pronunciou sobre o Mate 10 Pro. Dispositivo que, segundo consta, que o nome de código Blanc.

Esta já não seria a primeira vez que um dispositivo da linha Mate teria mais do que uma versão. Veja-se o historial do seu antecessor, o Mate 9 que contou com Mate 9, Mate 9 Lite, Mate 9 Pro e até mesmo um Mate 9 Porsche Design.

Para além do Mate 10 Pro teremos uma variante "normal" do próximo phablet da marca, o Mate 10 que já também terá passado pelos radares do responsável pela página de Twitter, @evleaks e que terá o nome de código Marcel.

Este será o dispositivo que quer arrasar o aqui, na 4gnews.

Características do Huawei Mate 10

Outro dos trunfos do Huawei Mate 10 será a entrada na corrida das assistentes virtuais, das inteligências artificiais para os nossos smartphones.

O primeiro equipamento da marca a mostrar as proezas desta Inteligência Artificial (IA) será, sem dúvida, o Huawei Mate 10. Esperemos que tenha mais sucesso do que os Bixby. Em seguida temos as prováveis especificações do Mate 10.

  • Ecrã / tela de 5.7 – 6 polegadas
  • Tecnologia Full Screen Display
  • Resolução Quad-HD (2160 x 1440p)
  • 6GB de memória RAM
  • 128GB de armazenamento interno
  • Expansão via microSD
  • Nova Inteligência Artificial (AI)
  • Sistema operativo Android Oreo
  • Interface EMUI 6 da Huawei
  • Câmara traseira dupla – Leica
  • Câmara frontal dupla
  • Leitor de impressões digitais /sensor biométrico
  • Processador Kirin 970
  • Certificação IP68 – provável

O phablet Huawei Mate 10 destacar-se-á pela sua câmara principal, dupla e com o selo de aprovação da Leica com um sensor a cores de 12MP e um sensor monocromático de 20MP para captar mais detalhes e luz.

Deverá surpreender ainda pela sua autonomia de bateria, potente processador e novo ecrã, possivelmente sem margens laterais, o ecrã ou tela “EntireView” com resolução Quad-HD quefará dele uma excelente opção para usufruir de conteúdos multi-média .

Mate 10 será a resposta da Huawei ao próximo iPhone

Relembrando as declarações de Richard Yu, diretor de produto da Huawei,“Teremos um produto ainda mais poderoso” refere Bloomberg. “O Mate 10 terá uma autonomia de bateria muito superior com um ecrã margem-a-margem, carregamento rápido da bateria, capacidades fotográficas melhores e muitas outras características que nos ajudarão a competir com a Apple”, acrescenta Yu.

EMUI 6 trará o Android Oreo aos Mate 10

Esta alegação baseia-se numa captura de ecrã / tela, oriunda da rede social chinesa gizmochina que apresenta mais indícios de que esta nova interface gráfica será baseada no Android 8.0 ou Android Oreo.

A ser verdade teríamos aqui nos smartphones da Huawei funcionalidades como modo picture-in-picture no novo Android Oreo que permite aos utilizadores fazer várias tarefas ao mesmo tempo.

Ou melhor, vai-te permitir continuar a assistir ao vídeo do YouTube enquanto atendes uma chamada em alta-voz e tantas outras que poderás descobrir, aqui, no artigo dedicado às novidades desta UI.

EMUI 6 será a próxima grande versão desta UI

Reafirmando esta teoria, no ano passado vimos oYouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, qual seria o máximo que estarias disposto a pagar pelo próximo Huawei Mate 10? E pelo Mate 10 Pro?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S9 poderá chegar mais cedo para combater o iPhone

2017

Motorola Moto X4 – Smartphone é apresentado oficialmente na IFA 2017

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.