Home Android

Android P da Google já corre no Huawei Mate 10 Pro

O Android P será a 9ª versão do sistema operativo da Google e uma das suas mais recentes versões de testes já foi instalada no dispositivo Huawei Mate 10 Pro. Este é o seu aspecto.

Android P Huawei Mate 10 Pro Wallpaper Google
Esta versão, ainda em fase de testes, deverá ser apresentada em agosto de 2018.

Tal como nos conta o portal XDA-Developers, alguns dos seus programadores já conseguiram instalar e correr uma versão de testes do Android P. Esta será a 9ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Agora, já corre no Huawei Mate 10 Pro.

Depois da disponibilização da 1ª Developer Preview no início de março de 2018, aguardamos agora pelo 2ª versão. Cumpre ainda salientar que a primeira versão de testes só está disponível para os Google Pixel, Pixel XL, Google Pixel 2 e google Pixel 2 XL. Ou, tal como frisa a gsmarena, também para o Huawei Watch 2 através do Wear OS já baseado no Android P.

Vê ainda: Huawei Honor 10 já é oficial! Kirin 970 e 6GB de RAM por 335€

Ora, apesar de a primeira assunção lógica ser algum tipo de mod ou portabilidade da Developer Preview dos Pixel’s para o Huawei Mate 10 Pro através do Projecto Treble, tal não sucede. Ao invés, esta nova compilação de testes foi concebida pela própria Huawei para testes internos.

Tal como no ano passado o portal XDA daria conta de uma compilação de testes do Android O (mais tarde conhecido como Android Oreo), o mesmo sucede agora com o P. Mais concretamente, este novo firmware foi compilado pela fabricante chinesa para que os seus engenheiros possam ir testando as novidades da Google.

Huawei Mate 10 Pro com Android P da Google

Esta mesma build ou compilação chegaria até aos programadores da plataforma XDA Developers através do repositório @FunkyHuawei ou FunkyHuawei.club. Em suma, aquilo que estamos a ver é uma versão de testes, destinada ao staff da marca, agora instalada num Huawei Mate 10 / Huawei Mate 10 Pro. Aquilo que em seguida podemos ver é uma nova EMUI (provavelmente um vislumbre da 9ª versão), já baseada no Android P da Google.

Huawei Mate 10 Pro Android P Google
Apenas um vislumbre da futura versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Segundo as informações do portal XDA Developers, a versão do Huawei Mate 10 utilizado seria a “ALP-AL00.” O processo, segundo estes programadores, não é simples nem deve ser seguido por quem não estiver perfeitamente ciente dos riscos. Escusado será dizer que só um utilizador experiente poderia conseguir fazer isto.

Ainda assim, sendo uma versão extremamente precoce do Android P da Google ainda existe muito pouco que pode ser mostrado. Para além de um novo ecrã de animação, o ecrã com as definições do sistema e a versão de EMUI.

Android P Huawei Mate 10 Pro 4 Google
Trata-se de uma versão de testes, não destinada aos consumidores.

Através deste firmware de testes não conseguiram sequer ver nenhum indício do novo “Material Design 2”. Esta será a nova geração que gradualmente será implementada. Na prática é uma versão crua. Servindo apenas para aferir a compatibilidade das aplicações e serviços da Huawei com a próxima versão do OS da Google.

Cumpre ainda mencionar que a versão da EMUI é a 8.2. Mais ainda, tal como avança o portal XDA que o seu nome deverá mudar para EMUI 9.0. Pelo menos, assim que o Android P da Google for anunciado oficialmente, algo que deverá acontecer em agosto de 2018.

Até lá ainda teremos muitas novidades à nossa espera.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Moto E5 Play e Plus: A nova gama de entrada Android já é oficial

Motorola Moto G6: A nova linha de gama média Android já é oficial

ZTE Nubia Red Magic: Chegou o novo rival do Xiaomi Black Shark

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).