Huawei Mate 10 Lite é oficializado com ecrã 18:9 e quatro câmaras

Eduardo Silva
Huawei Mate 10 Lite
O novo Huawei Mate 10 Lite

Ontem foi um dia de Huawei. A gigante chinesa chegou-se à frente e apresentou as suas novas propostas topo de gama para este final de 2017 e inicios de 2018. O Mate 10 e 10 Pro correspondem bem às novas tendências do mercado mobile, mas estes têm no Huawei Mate 10 Lite a sua versão mais acessível que completa um trio bem interessante.

E quando se diz que este é um smartphone interessante, isso reflete-se pela sua proposta. Herdando algumas das principais caracteristicas dos seus "irmãos", traz ainda alguns argumentos para se debater bem no mercado.

Vê ainda: LineageOS remove a última “lembrança prática” da CyanogenMod

O design é bastante genérico. A traseira em metal contrasta com os paineis em vidro dos outros Mate 10, deixando ainda de parte a tão caracteristica linha transversal que dá um toque distintivo aos dispositivos mais premium. No que toca ao ecrã, temos uma tela IPS LCD de 5.9 polegadas com resolução Full HD e uma proporção de tela de 18:9.

Vindo competir na gama-média, e tal como o design, as especificações do Huawei Mate 10 Lite são bastante modestas, sem deixarem, no entanto, de ser competentes. De baixo do "capô" está um HiSilicon Kirin 659, processador que está um degrau abaixo do todo poderoso Kirin 970 que equipa o principal par de Mate 10. Vem, ainda assim, acompanhado por uns mais que aceitáveis 4GB de RAM.

Em termos de armazenamento, o Mate 10 Lite traz consigo uns generosos 64GB de memória interna. Se considerarmos ainda a entrada SIM hibrida, que permite optar por um segundo cartão SIM ou por um cartão microSD, temos aqui mais uma possibilidade de expandir a memória do terminal.

O Huawei Mate 10 Lite herda alguns dos principios dos novos topos de gama da gigante chinesa

As câmaras também são uma proposta interessante do Lite. Completanto um total de quatro sensores fotográficos, com dual-câmara à frente e atrás, este smartphone tenta cativar um público que cada vez mais procura boa competência na fotografia por parte dos smartphones.

E não, este terminal não beneficia do tratamento de qualidade que é dado pela Leica às câmaras dos outros Mate 10, mas a Huawei não se priva de tentar oferecer uma boa proposta aos utilizadores da gama-média. Assim atrás temos um par de sensores 16MP+2MP, enquanto que na parte frontal temos um duo de 13MP+2MP.

Huawei Mate 10 Lite

Para completar a lista de pormenores do Huawei Mate 10 Lite temos uma bateria de 3340mAh. Contrariamente aos outros dois novos Huawei, o Lite chega ao mercado correndo o Android 7.1 Nougat com a EMUI 5.1. Não se sabe quais os planos da empresa para trazer até este modelo o Android 8.0 Oreo e a nova EMUI 8.0, pelo que teremos de aguardar por mais pormenores da mesma.

Já quanto à sua disponibilidade, o Mate 10 Lite deverá chegar à Europa em novembro com um preço a rondar os 400€. O dispositivo estará disponivel em três cores, sendo elas Dourado, Preto Grafite e Azul Aurora.

O que achas deste novo smartphone? Deixa nos comentários a tua opinião e continua a seguir a 4gnews para mais novidades.

Outros assuntos relevantes:

Nova Launcher está ainda mais parecido com o Google Pixel 2

KRACK – LineageOS atualiza as suas ROM’s face a esta ameaça via Wi-Fi

KRACK – a nova ameaça afeta qualquer dispositivo com Wi-Fi, até Android