Huawei Mate 10 Lite começa a receber o Android Oreo via EMUI 8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Huawei Mate 10 Lite é o mais económico do trio de dispositivos Huawei Mate, apresentados em outubro passado. Agora, este dispositivo de gama média cujo preço ronda os 399€ começa finalmente a receber o Android Oreo com a interface EMUI 8 que caracteriza os dispositivos desta marca.

Cumpre ainda salientar que apesar de ter sido apresentado juntamente com os demais Mate 10, o Lite seria o único sem o Android Oreo. Isto é, ambos os Mate 10 Pro e Mate 10 seriam lançados já com esta versão do sistema operativo da Google. O Huawei Mate 10 Lite seria o único que até ao momento ainda utiliza o Android Nougat com a EMUI na sua versão 5.

Vê ainda: OnePlus 6 não será o foco da parceria com Avengers da Marvel

Equipado com o processador HiSilicon Kirin 659 e com um total de 4 câmaras fotográficas, o Huawei Mate 10 Lite corrige agora este lapso. Ou melhor, começa agora a ser distribuída, ainda não em Portugal, mas sim no Paquistão...Com efeito, a filial paquistanesa da fabricante chinesa seria a primeira a anunciar, através do Twitter, a chegada da EMUI 8 ao smartphone.

Notamos que cada vez mais a Huawei tem estado atenta a este quesito das atualizações de software. Sendo algo cada vez mais exigido pelos utilizadores, a marca está ciente disso mesmo. Ora, em boa verdade o Huawei Mate 10 Lite já deveria ter este Android Oreo e a EMUI 8 desde que foi lançado. Ainda assim, não deixam de ser boas notícias para os utilizadores deste terminal.

Huawei Mate 10 Lite já está a receber a EMUI 8 com Android Oreo 8.0

Com efeito, esta EMUI 8, baseada no Android Oreo terás uma série de novas funcionalidades que podes, típicas desta nova versão do sistema. Poderás encontrar mais detalhes sobre a mesma na publicação The Leaker. Ainda assim, cumpre ressalvar as melhorias na autonomia de bateria, com a otimização do consumo energético. Mais ainda, poderás usufruir agora do auto-preenchimento de formulários. Dos pontos para as notificações, do snooze para as notificações. Ou até mesmo das melhorias de velocidade na abertura das Apps, na utilização do smartphone ou do modo Picture-in-picture.

EMUI 8 é a mais recente versão da interface da Huawei

Contarás também com o mais recente patch ou pacote de segurança da Google para o sistema operativo Android. Mais concretamente o patch de segurança de abril. Todavia, importa frisar que a atualização ainda não começou a chegar aos utilizadores. Aliás, caso consultem a fonte deste artigo verão que o tweet original já foi eliminado.

Entretanto a filial paquistanesa de Huawei já veio a público, através do Twitter, dizer que este EMUI 8 com Android Oreo só começará a ser distribuído a partir do final de abril. Ora, é uma decisão bastante confusa. Ainda por cima quando os demais equipamentos da linha Mate já contam com este mesmo firmware (software de sistema).

Em suma, caso tenhas um destes terminais, terás que esperar até ao final deste mês pela atualização de sistema. Esta chegará via OTA (over the air) pelo que receberás uma notificação assim que a atualização estiver disponível. Alternativamente poderás consultar a sua disponibilidade em Definições - Atualizações de Software - Procurar atualizações.

Assim que chegar a Portugal, a partir do mês de maio, serão os primeiros a saber.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S7 continua a ser uma das melhores opções em 2018

d

reo continua a crescer num mercado dominado pelo Marshmallow

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.