Huawei Mate 10 já é oficial! Vem conhecer este poderoso Android

Rui Bacelar
Huawei Mate 10 Android
Chegou o novo Mate 10 mas infelizmente não chegará a Portugal

Foi em Munique, Alemanha, que assistimos à apresentação do novo smartphone Huawei Mate 10, equipamento que foi acompanhado pelo Mate 10 Lite, Mate 10 Pro e até pela versão Mate 10 Porsche Design. Vamos conhecer este novo Android!

Ao nosso mercado português chegará a versão Pro e a versão Lite mas se queres conhecer um pouco mais sobre o Huawei Mate 10 este artigo é para ti!

Vê ainda: 35 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Foi pela mão de Richard Yu, CEO da marca, que ficamos a conhecer pela primeira vez este equipamento. Fiel a todos os leaks ou fugas de informação que foram surgindo nos últimos meses, traz-nos também algumas características promissoras.

Bem mais do que um simples smartphone Android, este é o futuro da Huawei, a inteligência artificial, a qualidade de construção, design e aposta contínua na qualidade fotográfica.

Huawei Mate 10 não chegará a Portugal

Tal como as outras construtoras Android, os novos equipamentos de gama alta dividem-se em duas linhas principais. A linha "Mate" e a linha mais convencional, a linha "P" que costuma ser apresentada na Mobile World Congress Barcelona.

Huawei Mate 10 Android
Em Portugal teremos o "Pro" e o "Lite"

Agora assistimos ao nascimento de uma nova era para a Huawei, uma era em que esta construtora proclama o seu Mate 10 como "não sendo um Smartphone" graças ao seu novo processador Kirin 970 e à rede de processamento neural ou NPU, uma das adições nesta nova geração.

A nível de aspecto ambas as versões são muito semelhantes, o Mate 10 é um pouco mais compacto e largo com um ecrã de 5.9 polegadas, tecnologia "FullView" OLED e resolução 2,560x1,440 pixéis com o formato convencional 16:9. Este ecrã já suporta o padrão HDR 10.

Huawei Mate 10 mantém o jack de 3.5mm

Este Huawei Mate 10 tem o seu sensor biométrico ou leitor de impressões digitais colocado na margem inferior do dispositivo ao passo que a versão Pro traz este leitor na traseira, tendo apenas na frente o logótipo da marca.

De facto é na traseira onde vemos as principais melhorias em termos de design neste Android. Temos aqui "a risca", tal como o próprio CEO a apresentou. Aqui estão localizadas as duas câmaras com tecnologia Leica, assentes em todo este bem elegante painel de vidro e na estrutura metálica do equipamentos.

Huawei Mate 10 Android
Equipamento conta com certificação IP67

No topo temos o jack de 3,5mm e a porta para o cartão microSD, algo que não encontrarás no Huawei Mate 10 Pro sem que tal merecesse uma justificação por parte da marca. De salientar ainda que o equipamento tem umas arestas curvas, que lhe dão uma aparência bem delgada.

Na traseira do equipamento temos duas câmaras fotográficas, uma de 12MP, sensor RGB e tal como nos P10, temos um sensor secundário de 20MP monocromático. Contudo, apenas o sensor de 12MP tem estabilização ótica da imagem (OIS), contando também com uma abertura de f/1.6.

As câmaras estão mais inteligentes no Huawei Mate 10

A grande "magia" destas câmaras, para além do selo de aprovação e tecnologia da LEICA, sobretudo no processamento da imagem é a combinação de laser autofocus e deteção de fase para que, utilizando o contraste e cor, possa focar da melhor forma toda e qualquer fotografia.

Aqui, não tenho dúvidas que a abertura de f/1.6, a estabilização de imagem e o laser-autofocus deverão fazer deste Huawei Mate 10 Pro um dos melhores no sector fotográfico em situações de baixa luminosidade. Esperemos para ver como se porta na captura de vídeo que vai até aos 4K Ultra-HD a 30fps.

Huawei Mate 10 Android
Duas câmaras, mais inteligentes

A inserção da inteligência artificial (AI) neste Huawei Mate 10 Pro terá também impacto nas fotografias e em todo o departamento fotográfico. De acordo com a marca, o Huawei Mate 10 Pro terá mais capacidade para não tirar fotografias desfocadas.

A AI conseguirá detectar o momento perfeito e concluir a acção com uma fotografia de classe. Algo que teremos de verificar durante a nossa análise / review do equipamento.

Vê ainda: Tudo sobre o Huawei Mate 10 Pro

Temos ainda uma câmara frontal de 8MP para todas as tuas selfies mas sem grandes truques na manga. É uma simples câmara de 8MP e ainda não é sabido se também usufruirá do mecanismo de aprendizagem e inteligência artificial da marca.

Resumo das características técnicas do Huawei Mate 10:

  • Ecrã / Tela de 5.9 polegadas, "FullView" IPS LCD - 499ppi
  • Resolução Full-HD+ 1080 x 2160 pixéis
  • Formato padrão 16:9
  • Protecção: Vidro Gorilla Glass
  • Android Oreo (EMUI 8.0)
  • Processador Hisilicon Kirin 970
  • SoC Octa-core (4×2.4 GHz & 4×1.8)
  • 4GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Expansão via cartão de memória microSD
  • Câmara principal Dual 20 MP +12 MP, f/1.6, OIS, 2x zoom
  • Tecnologia e lentes Leica
  • Câmara secundárias de 8MP
  • Gravação de vídeo a 4K Ultra-HD a 30fps
  • Carregamento Rápido
  • Bateria de 4000mAh
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 5.0
  • Certificação IP67
  • NFC
  • Jack de 3.5mm
  • Porta de Infra-Vermelhos
  • Dimensões: 150.5 x 77.8 x 8.2 mm
  • Peso: 186 g
  • Disponível em Mocha Brown, Black, Champagne Gold e Pink Gold
  • Preço 699€

Android Oreo já com a EMUI 8.0

O Huawei Mate 10 chega-nos com o Android Oreo já de fábrica. A nova EMUI 8.0 é também mais capaz do que o software anterior. No decurso dos próximos meses chegará também aos restantes Huawei. Esta é sem dúvida uma das melhores notícias. Esta e o seu preço de venda ao público de 699€ mas infelizmente não chegará ao mercado português.

A Emotion UI ou EMUI 8 conseguirá cuidar mais da tua autonomia e dar um boost à performance. É esperado que o picture-in-picture e outras características do Android Oreo estejam presentes neste EMUI 8.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Com base em todas estas informações qual é a tua opinião sobre este novo Android smartphone de gama alta da marca chinesa? Gostarias que chegasse ao nosso mercado?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).