Huawei Mate 10
Esta será a primeira imagem oficial do Huawei Mate 10

Nenhuma outra marca durante o meu tempo como techblogger cresceu tanto como a Huawei. De uma desconhecida marca chinesa, uma entre tantas quando se aventurou no mercado dos smartphones até se tornar na maior construtora na China e uma das marcas mais respeitadas na Europa. No Brasil ainda não entrou oficialmente mas já é igualmente respeitada de ambos os lados do Atlântico. É um caso de sucesso a ser estudado e depois dos seus Huawei P10 e P10 Plus, dois dos melhores smartphones do mercado, está na hora de olharmos para o Huawei Mate 10.

Vê ainda: Mulheres na tecnologia – porque é que não somos mais neste mundo?

A marca começou por produzir smartphones económicos, de gama baixa ou gama de entrada. Pouco a pouco foi mostrando ao público que também era capaz de fazer smartphones de gama alta. A sua linha “Ascend P” e, posteriormente apenas Huawei P foi começando a ser conhecida. Nos últimos anos os seus flagships são sinónimo de inovação, qualidade de construção e uma excelente câmara fotográfica. A parceria com a Leica  veio cimentar o seu lugar junto das maiores marcas como a Samsung.

   

Quais as novidades do Huawei Mate 10?

Hoje, segundo avança o blog AndroidSoul, com base numa informação divulgada na rede social chinesa, Weibo, chega-nos esta imagem do suposto Huawei Mate 10. O phablet deverá ser apresentado no próximo mês de outubro e incorporará várias melhorias e inovações face ao seu antecessor. Até ao momento ainda não tínhamos uma boa imagem do mesmo. Hoje isso mudou.

Huawei Mate 10
O antecessor, Mate 9

Tal como já havíamos avançado na 4gnews, o Huawei Mate 10 será muito provavelmente o primeiro smartphone da construtora chinesa a abdicar das margens laterais. Será, segundo consta, o primeiro Mate com ecrã infinito ou um outro nome para esta tecnologia / tendência tecnológica. Chegará em outubro e pela imagem podemos ver que a sua aparência será mais simples, sóbria e elegante.

O próximo Mate 10 chegará com o novo processador desenvolvido pela marca, o Kirin 970. Primará sem dúvida pelo seu novo ecrã que se espera sem margens, muito à semelhança do que a rival Samsung implementou nos seus novos topos de gama S8 e S8+. Será um ecrã maior, sem aumentar as dimensões físicas do dispositivo em si. Para o Huawei Mate 10 a marca tem que melhorar uma formula que já se mostrou de sucesso com o Mate 9. A aposta nos conteúdos 3D ou VR e uma nova abordagem à câmara fotográfica poderão ser algumas dessas surpresas.

Kirin 970 será o processador do Huawei Mate 10

Com efeito, a aposta na fotografia será seguramente reforçada graças à contínua parceria e desenvolvimento de patentes com a Leica. Podemos contar ainda com mais cores para este próximo Mate 10.

Contudo, a estrela será mesmo o ecrã. Segundo consta teremos aqui a tela que tem vindo a ser desenvolvida pela JDI. Trata-se de uma tela de 6 polegadas com resolução Quad-HD 2160 x 1440p, o “Full Active Display”. Terá um novo formato ou aspecto de 18:9 que será outro dos seus trunfos. Agora vemos a primeira imagem que nos parece mostrar isso mesmo, o Huawei Mate 10 com este ecrã sem margens laterais. Note-se que estas curvam ligeiramente para abraçar o metal da estrutura. O tamanho da mesma poderá variar entre as 5.8 e as 6 polegadas. As margens essas são para “desaparecer”.

Podemos esperar melhorias a nível da memória RAM com pelo menos 6GB a marcar presença, bem como um aumento para 128GB de armazenamento com possibilidade de expansão via microSD. O seu processador, o Kirin 970 será um belo rival para o Snapdragon 835 e neste phablet de uma coisa podemos ter a certeza, a Huawei surpreenderá o público.

Ecrã, câmara, cor, câmara, características e qualidade de construção. Sobretudo o ecrã, esse sim deverá deixar tudo e todos deslumbrados. Contudo, ainda é muito cedo para termos certezas e aconselho sempre muita cautela na interpretação destes rumores e/ou leaks.

E tu, estás ansioso pela chegada deste Huawei Mate 10?

Outros assuntos relevantes:

Sony Xperia XZ Premium posto à prova em teste de resistência

OnePlus 5 lidera o TOP 10 dos smartphones mais poderosos do AnTuTu

The Elder Scrolls: Legends – o novo jogo da Bethesda em breve no teu Android