Serão estes os novos Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A linha Mate 10 da Huawei é um caso que nos deixa a pensar. Os rumores já mostraram a possibilidade de quatro modelos: Huawei Mate 10, Mate 10 Pro, "Lite", e ainda um quarto com o nome de código Marcel, sobre o qual nada se sabe. No entanto, gigante chinesa trocou-nos as voltas e apresentou há uns dias o suposto Mate 10 LiteSamsung Galaxy A5 (2018) terá uma potência idêntica ao Galaxy S7

Com este fora da corrida e com outro sobre o qual não existe qualquer informação, sobram o Mate 10 e o Pro, sobre os quais temos agora alguns detalhes. O site francês Les Numeriques partilhou supostas imagens promocionais – que parecem retiradas de um vídeo – e que trazem à tona algumas características do terminal.

No que toca ao Mate 10, este parece apresentar um ecrã 16:9, com as famosas edges da Samsung, enquanto que a sua versão Pro terá o aspeto 18:9 já característico dos terminais com Infinity Display.

Abaixo do ecrã, o modelo Pro parece apresentar o logo da marca, enquanto que o Mate 10 poderá ter nesse espaço um sensor de impressões digitais. Esta decisão não me parece muito convincente, já que me parece desvirtuar um pouco a linha.

A abertura das câmaras dos Huawei Mate 10 é anunciada como a maior num smartphone

No modelo Pro, o sensor de impressões digitais estará, supostamente, na parte traseira, logo abaixo das câmaras duplas, que estarão presentes em ambos os terminais. Estas câmaras terão uma abertura de f/1.6, anunciada como a “maior abertura num smartphone”.

As imagens atestam que os dispositivos virão equipados com o processador Kirin 970 e uma bateria de 4000 mAh. É também expectável (embora apenas isso seja visível no modelo normal), que ambos trarão certificação IP67.

É também feita uma referência às capacidades de Inteligência Artificial, que começam a ser uma tendência. Lê-se “a singularidade está perto”, algo que pode augurar aposta na IA das câmaras e na sua capacidade de reconhecer objetos sem necessidade de acesso à internet.

Embora neste momento seja necessária cautela, pois tratam-se apenas de leaks, com erros no inglês e até texto censurado, não deixa de ser interessante ver finalmente a Huawei a apostar no design que não só é o futuro, como o presente.

E tu, o que pensas destes supostos novos Huawei Mate 10? São um grande passo em relação à linha P10 e uma entrada para o que aí vem no P11?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy X: será um smartphone dobrável uma prioridade?

OnePlus 3 e 3T recebem a OxygenOS 4.5.0 repleta de novidades!

Nokia 9: painel frontal terá curvas e margens reduzidas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.