Huawei Mate 10 deverá estrear o novo processador Kirin 970

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Nos ultimos meses do ano passado vimos o grande potêncial da Huawei e da sua linha de phablets. O Huawei Mate 9 chegou ao mercado e mostrou-se como um verdadeiro topo de gama. Entre as várias gerações da familia "Mate", o Mate 9 foi talvez o smartphone que mereceu maior destaque, e o seu sucessor, o Huawei Mate 10, deverá ser um terminal ainda melhor. Ou não fosse ele (alegadamente) estrear o Kirin 970.

Como vimos no ano passado, o Mate 9 foi encarregado de estrear o Kirin 960 da HiSilicon no mercado. Esta linha de processadores a cargo da Huawei, veio mais tarde equipar o Huawei P10, Honor 9 e Honor 8 Pro, mostrando-se capaz de ombrear com os melhores chipsets do mercado.

Vê ainda: rede social Weibo, o Kirin 970 deverá chegar com uma nova arquitetura 10nm, que será superior à do Kirin 960. Em breves palavras, um semicondutor com dimensões menores consegue atingir maiores potências, mesmo sendo bem mais eficiente a nivel energético. Relembrando o Snapdragon 835, este processador topo de gama da Qualcomm é resultado do processo de 10nm. Equipando o Sony Xperia XZ Premium, o Xiaomi Mi 6, o OnePlus 5 e o Samsung Galaxy S8 em alguns mercados (EUA e China), este processador já tem provas dadas no mercado. Veremos se a HiSilicon conseguirá este ano debater-se com a Qualcomm, tendo em conta que o passado dá sempre vantagem à empresa norte-americana.

Quanto à estrutura do Kirin 970, segundo os vários rumores, este deverá (tal como o seu antecessor) ser um processador octa-core (oito núcleos). Assim, este será composto por quatro núcleos ARM Cortex-A73 a rodar a uma frequência de 3GHz, aliados a mais quatro núcleos ARM Cortex-A53 de baixo consumo, com uma menor frequência de 1.8GHz. Já quanto ao processamento gráfico, teremos a GPU Mali-G71 MP8.

Para além do Kirin 970, o Huawei Mate 10 poderá surpreender com uma Dual-Câmara frontal

Por ultimo, há também alguns pormenores sobre o Huawei Mate 10. Especula-se que este terá direito a um ecrã praticamente sem extremidades, elevando as suas dimensões para 6 polegadas. A Dual-Câmara Leica deverá estar presente na parte de trás, mas mais surpreendentes são os rumores sobre a alegada Dual-Câmara frontal, que será certamente uma estreia para os terminais Huawei.

Ainda nada se sabe sobre a chegada ao mercado e preços do novo Mate 10, mas se levarmos em conta o seu antecessor, podemos esperar que a Huawei lance este novo topo de gama no Outono.

Como é claro, toda esta informação poderá não passar de rumores. Ficamos aqui com uma ideia do quão poderoso poderá ser o Huawei Mate 10, mas aconselhamos sempre a que o nosso leitor aguarde por informações oficiais da marca para que se confirme todos estes rumores.

O que achas das novidades de hoje sobre o Huawei Mate 10 e o Kirin 970? Deixa nos comentários a tua opinião e continua a seguir a 4gnews para mais novidades.

Outros temas relevantes:

Playerunkown’s Battlegrounds: Futuro do jogo passa pelo Cross-Play

Ulefone Power 2 vs OUKITEL K6000 Plus – Qual o melhor?

Asus Zenfone 3 Max começa finalmente a receber Android Nougat