Huawei Mate 10 é apresentado hoje - Características, preços e o que esperar!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Serão hoje apresentados em Munique às 13:00h de Lisboa os próximos topos de gama ou flagships da Huawei, a marca que tem conquistado Portugal e a Europa com as suas ofertas cada vez mais sólidas, sobretudo no departamento fotográfico. Agora, antes que sejam apresentados, está na altura de saberes o que esperar do Huawei Mate 10 e das suas variantes.

Vê ainda: d

A linha "Mate" da Huawei é composta pelos seus melhores equipamentos, os phablets onde a marca apresenta ao mundo tudo o que de inovador tem andado a pesquisar e desenvolver. Muitas destas novidades são posteriormente transplantadas para séries mais populares como a linha "P" portanto está na hora de te darmos um autêntico vislumbre do futuro.

Serão 3 + 1 os novos Huawei Mate 10

Teremos, por ordem de importância, poder e valor, os Huawei Mate 10 Lite, Mate 10, Mate 10 Pro e a edição especial "Porsche Design". A marca tem aclamado estes seus equipamentos como sendo inclusive, mais poderosos do que até mesmo o Apple iPhone X.

Existirá algum fundamento nesta alegação? Em seguida exporei tudo aquilo que já sabemos dos dispositivos para que possam vocês mesmos chegar a uma conclusão. A marca não perdeu oportunidade para também Face ID da Apple, entre outras "alfinetadas".

A construtora chegou até a afirmar que o seu próximo topo de gama "não é um smartphone", uma clara demonstração da confiança que esta tem no seu novo motor de inteligência artificial (IA)

Design dos Huawei Mate 10

Unidos pelo design que abdica praticamente das margens ou bezels laterais, segundo as fugas de informação todas as versões deste equipamento terão um aspecto muito semelhante entre si apesar de variarem nas especificações técnicas.

Dito isto, uma das novas tendências dos últimos meses no mercado mobile é a adopção de um ecrã ou display com formato 18:9 que na prática te dará um smartphone mais estreito, elegante mas também um pouco mais alto.

Com várias marcas a adotarem este novo formato de tela seria apenas uma questão de tempo até a Huawei seguir o mesmo percurso, algo que seguramente se materializará com os novos Huawei Mate 10 uma vez que virtualmente todas as fugas de informação nos mostram o mesmo equipamento.

Uma e outra vez, em fotos, renders (imagens digitais) e até mesmo em vídeo (no final do artigo), podemos ver as mesmas linhas. Mais ainda, segundo avançam várias fontes, a diferença estética entre o Mate 10 e o Mate 10 Pro será no alinhamento dos sensores fotográficos, vertical num, horizontal no outro.

Especificações técnicas do Huawei Mate 10

Sendo um topo de gama para 2017 a marca não terá poupado qualquer esforço para transformar este Mate num dos equipamentos mais poderosos do ano. Escusado será dizer que virá recheado de câmaras poderosas, uma bela bateria de 4000mAh, bastante memória e mais detalhes que poderão consultar abaixo.

Aqui, o destaca vai para o novo processador da marca, o Kirin 970 desenvolvido pela própria e que será capaz de nos dar uma resposta mais inteligente às necessidades do dia-a-dia. Outra das grandes novidades, pelo menos para a versão "Pro", será a certificação IP68.

Resumo das características técnicas do Huawei Mate 10:

  • Ecrã / Tela de 6.2 polegadas, AMOLED
  • Resolução Full-HD+ 1080 x 2160 pixéis
  • Protecção: Vidro Gorilla Glass
  • Android Oreo (EMUI 8.0)
  • Processador Hisilicon Kirin 970
  • SoC Octa-core (4×2.4 GHz & 4×1.8)
  • 6GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Expansão via cartão de memória microSD
  • Câmara principal Dual 20 MP +12 MP, f/1.6, OIS, 2x zoom
  • Tecnologia e lentes Leica
  • Câmara secundárias de 8MP
  • Gravação de vídeo a 4K Ultra-HD a 30fps
  • Carregamento Rápido
  • Bateria de 4000mAh
  • Bateria de 3340 mAh para a versão Lite
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 5.0
  • Certificação IP68
  • NFC
  • Porta de Infra-Vermelhos

Inteligência Artificial - IA

Um dos pontos mais badalados pela marca é mesmo o seu novo mecanismo de inteligência artificial, mediado pela plataforma móvel Kirin 970, para gerir mais eficazmente o consumo energético dos Huawei Mate 10 e para te ajudar a tirar a melhor fotografia possível, seja em que situação for.

Crê-se que terá uma câmara inteligente mas, ao certo o que isto significa, só com uma análise poderemos saber. Segundo consta, graças à Unidade de Processamento Neural que a marca tanto tem divulgado, os equipamentos serão capazes de nos surpreender sobretudo no departamento fotográfico com a sua IA a ser capaz de reconhecer até 14 tipos diferentes de cenários e optimizar a câmara para cada foto.

Em suma, saberá se estamos a fotografar comida, paisagens, animais, pessoas, etc. Para que cada foto seja uma autêntica obra de arte (ou pelo menos assim esperamos) graças às suas duas câmaras com tecnologia Leica e resolução de 12MP (RGB) e 20MP (P&B).

Preços dos Huawei Mate 10

Aqui as informações são muito vagas mas podemos assumir que a versão Porsche Design custará bem mais de 1000€ ao passo que a versão Pro deverá ficar-se pelos 900 euros para o mercado europeu. A versão normal do Mate 10 deverá custar um pouco menos e o Mate 10 Lite, segundo as fugas de informação anteriores, custará menos de 400€.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, estás ansioso por conhecer estes novos topos de gama?

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi não te deixa desbloquear o bootloader do Mi 5X e Redmi Note 5A

d

Gran Turismo Sport: um regalo para os olhos que sabe a pouco

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.