Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Huawei Maextro S800 já tem data de lançamento — e o luxo vai deixar-te de boca aberta

Se achavas que a Xiaomi era a única fabricante de smartphones a apostar no mercado de automóveis, a Huawei está aí a provar o contrário. No dia 30 de maio, será lançado o aguardado Maextro S800, o novo sedan premium chinês com tecnologia Huawei.

E não é apenas mais um elétrico no mercado: estamos a falar de um colosso com até 1300 cavalos de potência, autonomia acima dos 800 km, conectividade via satélite, interior de luxo e um arsenal de tecnologia nunca antes visto num carro deste segmento.

Design de luxo com alma tecnológica

Interior do Maextro S800
Imagem: Divulgação / Maextro

Desenvolvido pela Huawei em parceria com a JAC (antiga parceira da Nio), o Maextro S800 é o primeiro modelo de produção da marca Maextro, marca automóvel premium da Harmony Intelligent Driving. O novo carro promete fazer frente ao Mercedes-Maybach Classe S e ao Xiaomi SU7. E as estratégias para alcançar este feito começam no design.

interior do Maextro S800
Imagem: Divulgação / Maextro

Com 5,48 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,37 metros, o espaço a bordo está garantido, especialmente para quem vai no banco de trás. Mas é na parte interior que podemos perceber o compromisso da Maextro em reinventar o luxo automóvel.

interior do Maextro S800
Imagem: Divulgação / Maextro

Três opções de cor (roxo e branco, castanho e branco ou um “Heritage” castanho total), acabamentos em couro napa, madeira artesanal e detalhes em cristal. A bordo, há um painel panorâmico com três ecrãs, HUD e espelhos digitais integrados nas portas.

interior do Maextro S800
Imagem: Divulgação / Maextro

Um dos grandes destaques é mesmo o conforto no banco traseiro, como destacou a página CarNewsChina. O S800 vem com configuração de quatro lugares executivos, bancos com massagem, ventilação, tejadilho panorâmico Starlight… e uma “Suíte Connoisseur” escondida.

interior do Maextro S800
Imagem: Divulgação / Maextro

Essa “suíte” inclui mesas dobráveis, carregadores wireless, um frigorífico com compressor e até um compartimento climatizado para vinhos. Um verdadeiro escritório (ou sala VIP) sobre rodas.

Potência, autonomia e carregamento ultra-rápido

Imagem promocional do Maextro S800, mostrando a parte exterior do carro
Imagem: Divulgação / Maextro

O S800 vai estar disponível em versões 100% elétricas e EREV (elétrico com extensor de autonomia). A bateria da versão EREV é de 65 kWh e suporta arquitetura de 800V e carregamento de 6C. Ou seja, vais dos 10% aos 80% em apenas 10,5 minutos. Já a autonomia pode ultrapassar os 800 km, graças à nova QuantumSafe Battery 2.0.

Consoante a versão escolhida, podes ter motores duplos, triplos ou até quatro motores, com potências entre 480 e uns impressionantes 1300 cv. E se achas que um carro com estas dimensões seria difícil de manobrar, pensa outra vez: o sistema de direção às quatro rodas permite curvas com um raio de apenas 3,8 metros e até movimentos laterais (sim, ele move-se “de lado”).

Seis sistemas inteligentes e três estreias mundiais

Imagem promocional do Maextro S800, mostrando a parte exterior do carro
Imagem: Divulgação / Maextro

O Maextro S800 estreia nada menos do que seis sistemas inteligentes, três deles considerados pioneiros a nível mundial:

  • O Maextro Turing Chassis Pro, uma plataforma de suspensão adaptativa com tecnologia de IA;
  • O Guardian Angel Safety System, um pacote de segurança ativa que prepara o carro para uma colisão e atua após o impacto;
  • E a comunicação por satélite Starlink 5G+, em parceria com a Huawei, para conectividade total, mesmo longe de tudo.

A isto junta-se o Harmony ALPS Cockpit 2.0, o sistema de condução autónoma Maextro DriveSense 2.0 e o sistema de perceção ADS com 32 sensores ADAS, incluindo quatro LiDAR de 192 linhas, preparados para qualquer condição meteorológica ou de iluminação.

Venda na China arranca já — e a Europa pode ser o próximo passo

Imagem promocional do Maextro S800, mostrando a parte exterior do carro
Imagem: Divulgação / Maextro

O Maextro S800 será vendido inicialmente na China com preços entre 1 milhão e 1,5 milhão de yuans (aproximadamente entre 122 mil e 183 mil euros). A rede responsável será a HIMA, uma aliança de retalho inteligente criada pela própria Huawei.

Testes públicos arrancam já em junho e, com este nível de ambição, não será de estranhar se este “monstro tecnológico” acabar por chegar também à Europa — Portugal incluído. Fica atento, porque este pode mesmo ser o início de uma nova era no luxo automóvel.

Promoção do dia!

Anker Soundcore Motion Boom Plus
101,64 €Amazon
152,47 €-33%
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.