Huawei cimenta liderança na China, com a Xiaomi em quarto lugar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A China é atualmente o maior mercado tecnológico do mundo, daí a sua importância até para nós ocidentais. Desse mercado temos marcas como a Huawei ou Xiaomi que são cada vez mais populares no nosso país. Agora, é tempo de vermos como se comportou esse mercado no segundo trimestre do ano.

Depois de um primeiro trimestre em queda no seu todo, a melhor notícia que as empresas podiam ouvir seria um regresso ao crescimento. Infelizmente não foi isso o que se verificou entre abril e junho deste ano, segundo os dados da Canalys.

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 7: Ainda há tolos que utilizam este smartphone!

Esta agência de estudos de mercado vem afirmar que o mercado chinês continua em queda. Porém, essa queda foi menos acentuada que a que se sentiu nos primeiros três meses do ano.

Com efeito, no segundo trimestre registou-se uma queda de apenas 8%, para os 100 milhões de smartphones vendidos. Números bem mais animadores que os 20% de queda registados no início de 2018.

Huawei e Honor continuam a crescer, algo que tem prejudicado a Xiaomi

Este é apenas um reflexo daquilo que se está a vivenciar em todo o globo. As vendas de smartphones abrandaram no primeiro trimestre do ano e veremos como é que outros mercados se comportaram nos últimos três meses.

Apesar desta contração global, a chinesa Huawei vê a sua posição de dominância na China reforçada. Na realidade, a empresa possui a maior quota de mercado registada naquele país desde o segundo trimestre de 2011.

Neste momento, a empresa fundada por Ren Zhengfei possui 27% do seu mercado. Isto representa um total de 28.5 milhões de equipamentos vendidos. Uma das grandes responsáveis por este número é a sua sub-marca Honor.

Esta registou 55% das vendas contabilizadas neste período temporal, um crescimento de 33% face ao período homólogo de 2017. Esta cifra faz com que a Honor seja já o segmento que mais vende dentro de todo o portefólio da Huawei.

Este é um desempenho que desafia, sobretudo, os números da rival Xiaomi no segmento de gama baixa. Um dos segmentos onde a empresa de Lei Jun tem um dos seus principais campos de ação.

Xiaomi mantém quarta posição na China

No que respeita à Xiaomi, esta mantém o quarto posto no maior mercado tecnológico do mundo. Esta não registou melhorias face aos primeiros três meses de 2018 mas que, ainda assim, consegue manter-se acima da Apple (5ª posição) naquele mercado.

Certamente que estes números serão alvo de uma profunda reflexão por parte da direção da Xiaomi. Numa altura em que a empresa entrou na bolsa, os seus possíveis investidores não ficarão muito satisfeitos com o seu parco desempenho nos últimos meses.

Importa notar que os segundo e terceiro lugares são ocupados por mais duas marcas caseiras. Aqui temos uma dominância do consórcio BBK Electronics, com a Oppo e Vivo a ocuparem, respetivamente, os restantes lugares do pódio.

A Oppo registou um tímido crescimento de 3% face ao período homólogo de 2017. Já a Vivo foi capaz de crescer 20% face ao segundo trimestre de 2017, assegurando para si 20% do seu mercado caseiro.

Perspetivando o restante de 2018, os analistas da Canalys prevêem que o mercado chinês continue a contrair ao longo dos trimestres que se seguirão. Este cenário será, obviamente, mais prejudicial para as marcas mais pequenas, em razão do seu menor poder financeiro para enfrentar tais dificuldades.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Pixel 3 XL: Este deverá ser o aspeto do novo flagship Android

Google Chrome Android: Ativa esta proteção importantíssima no browser

Gran Turismo 3: A-spec – Artigo de Apreciação ao GT3

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.