O mercado tecnológico tem cada vez mais concorrência com os seus vários protagonistas a lutarem constantemente pelos lugares cimeiros. A China é já o maior mercado a nível mundial e as principais marcas dominantes do mesmo podem ser uma surpresa para muitos. Nesse sentido, como será que marcas como a Apple, Samsung, Huawei ou Xiaomi se comportam nesse mercado?
Vê ainda: Kantar Worldpanel e são referentes ao intervalo temporal de agosto a outubro de 2017.
Segundo os dados fornecidos pela fonte, os principais protagonistas do mercado chinês são a Huawei, Xiaomi, Apple, vivo e Oppo. É ainda interessante notar que o conjunto destas cinco empresas tecnológicas representam 91% das vendas de smartphones registadas na China.
Aprofundando um pouco mais estes dados, sabe-se ainda que a Huawei, vivo e Oppo são as líderes de vendas em lojas físicas. Já no que concerne às lojas online, é a Xiaomi quem domina. Apesar de também possuir Mi Stores oficiais naquele mercado, o segmento online continua a ser a praia desta empresa.
A Huawei continua a liderar na China, com uma Samsung cada vez mais distante
A Kantar faz ainda referência ao facto de empresas como a Meizu, LeEco, Coolpad, ZTE ou Lenovo já terem estado na mesma trajetória onde a Xiaomi se encontra hoje. Uma trajetória bem promissora em direção ao topo do mercado, porém as coisas acabaram por não correr como desejado para estas. Será este um aviso à Xiaomi?
Mas afinal onde para a sul-coreana Samsung, a maior construtora Android e líder do mercado mundial de smartphones? A realidade é que a sua presença continua a diminuir, tendo agora alcançado apenas 2.2% daquele mercado.
Repara que neste momento os dois lugares cimeiros do mercado mundial de smartphones são ocupados pela Samsung e Huawei, respetivamente. Contudo, quando olhamos para o mercado caseiro da segunda as coisas são completamente diferentes, com a Samsung a não ter o mesmo tipo de adoção que possuiu nos restantes.
Por fim, a Kantar fez ainda um estudo à evolução da adoção dos mais variados sistema operativos móveis por esse mundo fora. Entre agosto e outubro, o Android foi capaz de crescer 4.3% na Europa e 8.2% nos EUA.
Já quanto ao iOS regista-se o oposto, com este sistema operativo a perder 7.6% de mercado nos EUA e em alguns países europeus as perdas ascendem aos 8.5%. Este é um reflexo da chegada tardia do iPhone X ao mercado, fazendo com que muitos dos seus fãs tivessem de aguardar até novembro para deitaram as mãos ao mesmo.
Nota-se que este foi um trimestre muito bom para o Android, mas será interessante ver o seu desempenho face ao seu principal concorrente nos últimos três meses do ano. Quanto ao domínio do mercado chinês, não temos aqui grandes surpresas, ficando mais uma vez vincada a popularidade que as marcas nacionais têm no mesmo.
Assuntos relevantes na 4gnews: