Huawei lançará o primeiro smartphone HarmonyOS na Europa em 2022

Carlos Oliveira
Comentar

Derek Yu, executivo da Huawei, deu recentemente uma entrevista a um órgão de comunicação romeno. Aí, o representante da empresa chinesa confirmou a chegada do sistema operativo HarmonyOS à Europa no próximo ano.

A revelação foi feita após ser confrontado com o facto de o Huawei Nova 9 ter sido enviado para a Europa ainda com o Android 11. Esta será uma decisão sem réplica, visto que a empresa chinesa prepara o lançamento do seu próprio sistema operativo também no Velho Continente.

HamonyOS deixa de ser exclusivo chinês em 2022

A Huawei viu-se obrigada a acelerar o desenvolvimento do seu próprio sistema operativo após as sanções impostas pelos EUA. Já passaram dois anos desde que o garrote foi aplicado à Huawei, porém, os seus smartphones com HarmonyOS continuam a ser lançados exclusivamente na China.

Huawei HarmonyOS

Esse cenário mudará em 2022, agora que nos chega a confirmação da expansão do HarmonyOS também para a Europa. Será, portanto, o fim de qualquer esperança dos fãs da Huawei de voltarem a ver um smartphone da marca com o Android neste continente.

Derek Yu não esclareceu quando, especificamente, será lançado o primeiro smartphone da Huawei com HarmonyOS no nosso mercado. Já para o primeiro modelo que fará essa migração, existem algumas possibilidades.

Note-se que a Huawei adiou o lançamento global da linha Huawei P50 para o próximo ano. Com efeito, estes topos de gama podem ser os primeiros a chegar à Europa já com o HarmonyOS instalado de fábrica.

Outro candidato será o dispositivo dobrável que a tecnológica chinesa trará para a Europa em 2022. Esse lançamento ocorrerá na MWC 2022, tal como admitiu o executivo, porém, não sabemos se será um equipamento totalmente novo ou um já lançado pela marca na China.

Nova série Mate 50 será revelada em 2022

Na mesma entrevista, Derek Yu foi confrontado com a ausência da apresentação da linha Huawei Mate 50. Perante a questão, o executivo responde que a linha Mate 50 está a caminho e será revelada em 2022.

Fica, no entanto, por esclarece quando é que os novos topos de gama serão oficialmente apresentados. Igualmente não sabemos se a apresentação será feita apenas na China ou se a linha chegará também aos mercados internacionais.

Em suma, 2022 será o ano em que a Huawei tentará recuperar influência no mercado tecnológico europeu. A chinesa praticamente desapareceu da Europa quando deixou de poder instalar o Android nos seus smartphones, mas parece estar disposta a dar luta e a recuperar a confiança dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.