A Huawei é uma das empresas que fabrica os seus próprios processadores. Ao contrário do que acontece com a Samsung, por exemplo, a empresa chinesa utiliza apenas os seus processadores em todos os seus smartphones. Depois do lançamento do Kirin 970 no ano passado, agora espera-se pelo novo Kirin 980.
O Kirin 970 foi apresentado em setembro do ano passado e representa um dos principais marcos da empresa neste setor. Foi o primeiro SoC a chegar ao mercado com uma unidade de processamento neural dedicada. Algo que acabou por ser seguido em processadores de outras empresas apresentados posteriormente.
Vê ainda: Google Play Store. Apps e Jogos de excelência para Android
Esta unidade NPU revela-se de extrema importância pela sua aplicação no campo da Inteligência Artificial. Com esta unidade o smartphone será capaz de executar tarefas de IA por si só. Além de reduzir o tempo de espera para a execução das mesmas, permite aos utilizadores tirar proveito das capacidades de IA mesmo sem uma ligação à internet.
Foi este o processador incorporado nos Huawei Mate 10 e mais recentemente nos Huawei P20. Duas das principais gamas de smartphones da empresa chinesa. Duas gamas que se distinguem da concorrência pelas suas capacidades de Inteligência Artificial.
Agora é tempo de olhar para o futuro. Com os P20 a chegar às lojas, é tempo de a empresa chinesa começar já a pensar na próxima linha Mate. Para tal, é necessário desenvolver o novo processador a ser incorporado na mesma.
Kirin 980 poderá distanciar a Huawei, mais uma vez, da sua concorrência
Esse será o futuro Huawei Kirin 980, aquele que deverá ser o primeiro processador a chegar ao mercado desenvolvido em 7nm. Relembro que até ao momento ainda não há indícios da chegada ao mercado de qualquer outro processador desenvolvido neste processo de litografia.
O Qualcomm Snapdragon 855 poderá ser o primeiro SoC da empresa americana a ser produzido em 7nm. Porém, só deverá ser apresentado mais para o final de 2018. Momento em que o novo Kirin 980 já deverá estar no mercado equipando os novos Huawei Mate 20.
Os rumores indicam que a produção em massa do Kirin 980 possa começar ainda neste trimestre. Essa tarefa poderá ficar a cargo da TSMC, uma das maiores empresas mundiais no desenvolvimento de processadores.
Quanto a pormenores relativos a este processador, ainda não há muito para adiantar. Fala-se que o mesmo possa fazer uso de núcleos Cortex-A75, uma nova gráfica e ainda trazer Bluetooth 5.0. Claro que a unidade de processamento neural continuará presente neste SoC, agora ainda mais poderosa.
Caso estas informações se venham a confirmar e o Kirin 980 entre brevemente em produção massiva, não tardará para que se conheçam mais pormenores sobre o mesmo.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Android. Sucessor do Essential Phone terá melhorias na câmara
Android. Já se conhece o nome dos sucessores dos Google Pixel 2
ASUS ZenFone 5 Lite com Android Oreo chega a Portugal por 399€
Via