Huawei prepara já o seu Kirin 980 para fazer frente ao Apple A12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O processador dos nossos dispositivos móveis é provavelmente o seu componente mais importante, sendo crucial para a sua performance, desempenho e velocidade. Agora, a Huawei prepara um novo Kirin 980 que será construído a 7nm, tal como o próximo Apple A12.

Em 2018 estes serão dois dos melhores SoC's (system on chip's) que poderás encontrar no mercado. O próximo Kirin 980 da fabricante tecnológica norte-americana. Aqui pelo menos com base nos primeiros indícios e fugas de informação.

Vê ainda: ZUK, a sub-marca da Lenovo está de volta ao ”mundo” Android

O tema dos processadores é sempre delicado ou aborrecido consoante as preferências do leitor. Contudo, a importância dos "corações" dos nossos dispositivos móveis nunca pode ser subestimada. Sem um bom processador o teu smartphone ou tablet vai ficar irremediavelmente lento.

Posto isto, atualmente o melhor processador da Huawei é o seu Kirin 970, fabricado pela sua sub-marca, a Qualcomm.

Huawei já está a preparar o seu Kirin 980

Ainda assim, segundo uma fonte próxima da indústria, através da imprensa chinesa, ficamos a saber que o Kirin 980 já está a ser desenvolvido. Mais ainda, este processador terá várias semelhanças com o próximo processador da Apple, o Apple A12. Ambos as plataformas móveis serão construídas pela TSMC, fabricante sediada em Taiwan, dedicada à produção de semicondutores como processadores (chips). Ambos os SoC's serão construídos segundo o processo a 7nm, um grande "salto" face ao padrão atual dos 10nm.

Apple A12 chegará em setembro com o novo iPhone

O Kirin 980 da Huawei será o motor da próxima série de produtos Huawei Mate 20 com apresentação expectável em outubro de 2018. Entretanto, também a Apple apresentará o seu Apple A12 com a próxima geração de iPhone's em setembro próximo.

Entretanto já vimos uma listagem do Huawei Mate 20 na plataforma de testes Cambricon Technologies.

Esta fabricante chinesa é a mesma que produziu a primeira NPU, presente no Kirin 970. Agora, para 2018 promete um salto considerável nas capacidades deste sub-processador (núcleo) dedicado às tarefas de IA.

2018 assistirá a um aumento significativo naquilo que as assistentes virtuais são capazes de fazer nos nossos dispositivos móveis. Prova disso foi a Keynote da Google I/O 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

ter sucesso em Portugal?

e, custa até 509,90€

d One

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.