Home Android

Huawei prepara já o seu Kirin 980 para fazer frente ao Apple A12

Ambos serão construídos pela TSMC com o processo (litografia) de 7nm

Apple A12 Huawei HiSilicon Kirin 980
A tecnológica chinesa já estará a desenvolver o sucessor do Kirin 970. Em breve teremos novidades sobre este processador.

O processador dos nossos dispositivos móveis é provavelmente o seu componente mais importante, sendo crucial para a sua performance, desempenho e velocidade. Agora, a Huawei prepara um novo Kirin 980 que será construído a 7nm, tal como o próximo Apple A12.

Em 2018 estes serão dois dos melhores SoC’s (system on chip’s) que poderás encontrar no mercado. O próximo Kirin 980 da fabricante chinesa estará, para todos os efeitos, ao nível do Apple A12 da tecnológica norte-americana. Aqui pelo menos com base nos primeiros indícios e fugas de informação.

Vê ainda: ZUK, a sub-marca da Lenovo está de volta ao ”mundo” Android

O tema dos processadores é sempre delicado ou aborrecido consoante as preferências do leitor. Contudo, a importância dos “corações” dos nossos dispositivos móveis nunca pode ser subestimada. Sem um bom processador o teu smartphone ou tablet vai ficar irremediavelmente lento.

Posto isto, atualmente o melhor processador da Huawei é o seu Kirin 970, fabricado pela sua sub-marca, a HiSilicon. Está presente no Huawei Mate 10, Mate 10 Pro, no novo Honor 10, Honor View 10, Huawei P20 e Huawei P20 Pro. Prima ainda por ter a melhor NPU do mercado, ultrapassando até a solução da Qualcomm.

Huawei já está a preparar o seu Kirin 980

Ainda assim, segundo uma fonte próxima da indústria, através da imprensa chinesa, ficamos a saber que o Kirin 980 já está a ser desenvolvido. Mais ainda, este processador terá várias semelhanças com o próximo processador da Apple, o Apple A12. Ambos as plataformas móveis serão construídas pela TSMC, fabricante sediada em Taiwan, dedicada à produção de semicondutores como processadores (chips). Ambos os SoC’s serão construídos segundo o processo a 7nm, um grande “salto” face ao padrão atual dos 10nm.

Kirin 980 Apple A12 Huawei Kirin 970 Qualcomm Snapdragon 845
A inclusão de sistemas de inteligência artificial nos nossos smartphones é uma das principais tendências em 2018.

Apple A12 chegará em setembro com o novo iPhone

O Kirin 980 da Huawei será o motor da próxima série de produtos Huawei Mate 20 com apresentação expectável em outubro de 2018. Entretanto, também a Apple apresentará o seu Apple A12 com a próxima geração de iPhone’s em setembro próximo.

Entretanto já vimos uma listagem do Huawei Mate 20 na plataforma de testes AnTuTu onde apresentou uma pontuação incrível. Todavia, para além da sua pontuação promissora, não sabemos como será construído ou constituído este novo processador.

Já segundo as fontes oriundas da china, o Kirin 980 da Huawei será construído pela TSMC segundo um novo processo a 7nm. Aqui, tal e qual como o Apple A12, prometendo melhorias na performance e um menor consumo energético.

Mais ainda, este Kirin 980 da Huawei contará com uma nova NPU (processador neural) da Cambrian. Este núcleo dedicado à inteligência artificial da Huawei será construído pela Cambricon Technologies.

Esta fabricante chinesa é a mesma que produziu a primeira NPU, presente no Kirin 970. Agora, para 2018 promete um salto considerável nas capacidades deste sub-processador (núcleo) dedicado às tarefas de IA.

2018 assistirá a um aumento significativo naquilo que as assistentes virtuais são capazes de fazer nos nossos dispositivos móveis. Prova disso foi a Keynote da Google I/O 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Face à ameaça da Xiaomi, poderá a BQ ter sucesso em Portugal?

BQ Aquaris X2 Pro brilha com a IA da Google, custa até 509,90€

Já chegaram os BQ Aquaris X2 Pro e Aquaris X2 com Android One

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia