Huawei já registou os possíveis nomes para a sua alternativa ao Android OS

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

As informações de que a Huawei estaria a trabalhar num sistema operativo, alternativo ao Android da Google, já circulam desde o final do ano passado. No entanto, os recentes problemas que levaram à proibição de qualquer empresa americana realizar negócios com a Huawei, fizeram com que tivesse de acelerar todo o processo.

Agora, ficou-se a saber que a fabricante chinesa já registou a patente para o possível nome do seu sistema operativo. Foram registadas duas variantes com a European Union Intellectual Property Office (EUIPO), sendo elas Huawei Ark e Huawei Ark OS. Ainda que não tenha sido confirmado oficialmente, esta parece ser uma alternativa muito mais interessante do que, HongMeng OS!

"Huawei Ark OS" ainda está cercado de incertezas

A única certeza que temos é que a Huawei está a desenvolver uma alternativa ao Android OS da Google, e que o alegado Ark OS não irá ter integrado qualquer serviço/aplicação da Google.

Por outro lado, existem muitas possibilidades que ainda não foram confirmadas pela fabricante. Pouco depois de 'rebentar' a notícia de que a Google tinha cortado relações com a fabricante chinesa, ficou-se a saber que já estavam em conversações com a Aptoide. Relembro que a Aptoide é a segunda maior loja de aplicações para Android, criada e desenvolvida em Portugal.

Tirando estes dois detalhes, pouco ou nada se sabe mais sobre o Ark OS. Desde que foi confirmada a sua existencia no final do ano passado, não foram publicadas nenhumas imagens que nos mostrassem uma possível interface. Não se sabe também quais serão as condições oferecidas em termos de atualizações e garantias de segurança, visto que as atualizações da Google não serão disponibilizadas para a Huawei.

Últimas notícias sobre o pesadelo da Huawei:

  • Problemas da Huawei dão uma oportunidade de ouro à Xiaomi
  • Huawei sofre mais uma expulsão, desta vez da Wi-Fi Alliance
  • Google remove telemóveis Huawei do seu site e Android Enterprise
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.