Huawei já lançou a sua alternativa aos serviços e aplicações Google

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Desde que 'rebentou' a guerra entre os Estados Unidos e a Huawei que, as notícias sobre a fabricante lançar o seu próprio sistema operativo e alternativa aos serviços/Apps Google são muitas.

Depois de já termos ficado a conhecer o HarmonyOS, a fabricante lançou agora a primeira versão da sua alternativa aos serviços da Google. No entanto, é importante realçar que está ainda em fase beta e apenas disponível para developers.

Aplicações para serviços essenciais chegarão ainda antes do final do ano

O CEO da Huawei Índia confirmou durante uma recente intervista que, até ao final do ano irão ser lançadas publicamente todas as aplicações e serviços essenciais. Entre estas aplicações, está incluída uma de navegação, mensagens, gaming e também de pagamentos.

Tendo sido batizado como Huawei Mobile Services (HMS), este novo ecossistema foi lançado "à pressa", forçado pela proibição implementada pelos Estados Unidos.

Infelizmente para os utilizadores, a Huawei ficou proibida de utilizar qualquer serviço/aplicação da Google nos seus novos smartphones. Como seria de esperar, como resultado destas ausências, o número de vendas na Europa caiu de forma acentuada.

A fabricante espera que o lançamento do seu próprio ecossistema consiga de certa forma reconquistar os seus fãs nos vários mercados internacionais.

Developers podem finalmente desenvolver Apps específicas para o sistema operativo da Huawei

Para que não seja necessário perder horas a fio para escrever centenas de linhas de código que permitam a realização de diversas funcionalidades, developers recorrem aos serviços Google para implementar várias funcionalidades nas suas Apps.

Este foi até agora um dos grandes entraves ao desenvolvimento do HarmonyOS. Agora, com o lançamento do HMS, os developers vão finalmente ter muito mais liberdade para desenvolver as suas aplicações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei confirmou bateria de grafeno no P40, mas foi desmentida
  • Huawei quer ter a sua alternativa aos serviços Google ainda este ano
  • Huawei P40: capa protetora confirma detalhes do smartphone
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.