Huawei já deu o primeiro passo para se "livrar" do Android!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com todos os problemas criados pelo governo dos Estados Unidos, a Huawei viu-se obrigada a apressar o lançamento do seu próprio sistema operativo, que chegará à Europa com o nome de HarmonyOS. Ao que tudo indica, os testes do novo sistema operativo começarão ainda antes do final do ano, sendo depois lançado publicamente para os primeiros smartphones em 2021.

Essa transição promete ser bastante turbulenta, visto que os utilizadores deverão ficar com a opção de fazer a transição para o HarmonyOS, ou manter-se com a EMUI (Android).

Agora, com a chegada da nova atualização da EMUI 11, surgiu a primeira confirmação de que a Huawei está já a dar os primeiros passos para se afastar em definitivo do Android.

Basicamente, todos os smartphones que receberam a última atualização, vão ver uma subtil alteração nas animações apresentadas quando o smartphone inicia.

Até agora, era apresentada a mensagem "Powered by Android", onde estava presente o logótipo do sistema operativo da Google, assim como a sua fonte oficial. Mas, com a nova versão, vemos a mesma mensagem ser apresentada com uma fonte "padrão" e sem qualquer logótipo.

Huawei afasta-se do Android e Google, enquanto outras estão prontas para ocupar o seu lugar

Ainda que não tenha sido um cortar de relações intencional por parte da Huawei, a verdade é que as medidas impostas pelos Estados Unidos obrigaram a marca a encontrar alternativas o mais rapidamente possível.

Entretanto, foram várias as fabricantes que aproveitaram a situação para tentar ocupar o grande vazio deixado pela Huawei nos mercados Europeus. Enquanto os indícios do desaparecimento do Android como o conhecemos na Huawei vão surgindo, as suas rivais reforçam cada vez mais a sua presença.

Relembro que ao longo dos meses, temos visto cada vez mais as fabricantes salientarem o facto dos seus dispositivos suportarem a 100% todas as aplicações e serviços da Google, utilizando a mensagem "With the Google Apps you love the most".

Ainda que estes pequenos detalhes possam parecer por vezes insignificantes, a verdade é que poderá fazer pender a balança na altura de compra.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei prepara revolucionária tecnologia para a câmara dos seus smartphones
  • iPhone é telefone de pobre e Huawei de rico, pelo menos na China
  • Honor pode ultrapassar Huawei? Fundador diz que sim
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.