Huawei - Inteligência Artificial será apenas um dos segredos do Mate 10

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Apple iPhone 8 será a edição especial, comemorativa dos 10 anos de iPhone's, do próximo smartphone da Apple. A antecipação em torno deste lançamento tem crescido nos últimos meses e está a atingir proporções desmesuradas tanto nos consumidores como nos restantes fabricantes de smartphones. Quando V30 para contrapor ao próximo iPhone, a Huawei está a ultimar os preparativos para a apresentação e lançamento oficial do Mate 10. Sobre o dispositivo já começam a surgir os primeiros teasers na forma de comentários de representantes da marca e algumas imagens bem elucidativas.

Huawei Mate 10 terá uma Inteligência Artificial

Em plena época de Siri's, Cortanas, Alexa's e Bixby's, também a Bixby.

A construtora chinesa estará agora a desenvolver a sua própria forma de inteligência artificial, planeando introduzi-la no Huawei Mate 10. Contudo e também para se destacarem da concorrência, querem que a sua IA seja mais do que uma simples e já comum assistente de voz.

Resta saber quais são ao certo as capacidades da nova inteligência artificial da marca. Sabemos apenas que o Huawei Mate 10 será o veículo perfeito para mostrar ao mundo o que a marca tem estado a preparar.

Note-se que recentemente a Huawei reafirmou a sua vontade de superar as grandes concorrentes como a Samsung e a Apple. Para mais sobre esse assunto podem ler o nosso artigo completo, aqui.

Huawei Mate 10 terá um ecrã "Full Screen Display"

Segundo avança o site Android Headlines teremos, no Mate 10, uma tela que tem vindo a ser desenvolvida pela JDI. Trata-se de um ecrã com perto de 6 polegadas e resolução Quad-HD 2160 x 1440p, o “Full Active Display” ou "Full Screen Display". As margens essas são para “desaparecer”, uma das tendências que se tem vindo a verificar em 2017.

Deverá apresentar um novo formato ou aspecto de 18:9 ou até mesmo 2:1 que será outro dos seus trunfos e que o tornaria bastante estreito. Entretanto também já vimos uma imagem que nos parece mostrar isso mesmo, o Huawei Mate 10 com este ecrã sem margens laterais. Note-se que estas curvam ligeiramente para abraçar o metal da estrutura. O tamanho da mesma poderá variar entre as 5.8 e as 6 polegadas.

Esta imagem retrata um dispositivo bastante elegante e de facto com um ecrã praticamente margem-a-margem. Esta é uma das novas tendências do mercado dos smartphones e a Huawei deverá inspirar-se nisto mesmo. Com uma tela tão grande será de esperar que a sua resolução também suba, agora para os Quad-HD.

Câmara e Bateria - Dois trunfos do Huawei Mate 10

A marca já nos habituou a excelentes câmaras fotográficas nos seus dispositivos e sem dúvida que a aposta na fotografia será seguramente reforçada graças à contínua parceria e desenvolvimento de patentes com a Leica. Segundo os rumores poderemos ter um total de 4 câmaras fotográficas de resolução ainda desconhecida. Duas câmaras traseiras e duas câmaras frontais.

“Teremos um produto ainda mais poderoso” refere Bloomberg. “O Mate 10 terá uma autonomia de bateria muito superior com um ecrã margem-a-margem, carregamento rápido da bateria, capacidades fotográficas melhores e muitas outras características que nos ajudarão a competir com a Apple”, acrescenta Yu.

Resumo das especificações:

  • Ecrã / tela de 5.7 - 6 polegadas
  • Tecnologia Full Screen Display
  • Resolução Quad-HD (2160 x 1440p)
  • 6GB de memória RAM
  • 128GB de armazenamento interno
  • Expansão via microSD
  • Nova Inteligência Artificial (AI)
  • Sistema operativo Android 7.1.1 Nougat
  • Interface EMUI da Huawei
  • Câmara traseira dupla - Leica
  • Câmara frontal dupla
  • Leitor de impressões digitais /sensor biométrico
  • Processador Kirin 970
  • Certificação IP68 - provável

O que nos trará a Inteligência Artificial da Huawei?

Essa é mesmo a grande pergunta e um dos potenciais factores distintivos perante a concorrência. Para além disso teremos ecrã, câmara, cor, câmara, características e qualidade de construção. Contudo, ainda é muito cedo para termos certezas e aconselho sempre muita cautela na interpretação destes rumores e/ou leaks.

Para mais informações sobre esta marca e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Quais são as tuas expectativas para este próximo phablet de gama alta da Huawei?

Outros assuntos relevantes:

LG V30 – smartphone chegará às lojas a 28 de setembro

Samsung ultrapassa a Intel torna-se a maior produtora de semicondutores

Google Play Music e YouTube Red vão unir-se e criar novo serviço da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.