Huawei Honor View 20: Assim foi construída a sua câmara frontal

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Findo o período natalício, a Huawei voltará à carga com a apresentação de mais um smartphone. Por conseguinte, será logo no dia 26 de dezembro que o novo Huawei Honor View 20 será oficialmente desvendado ao mundo.

Este será o próximo topo de gama da subsidiária da Huawei. Mais um smartphone que se irá render à mais recente moda do mercado dos buracos no ecrã. Um pequeno orifício que servirá de abrigo para a câmara frontal do smartphone.

Vê ainda: Huawei P30 não trará o mesmo processador do Huawei Mate 20 Pro

Mas como será que a empresa chinesa procedeu à sua construção? Qual a engenharia por detrás da construção deste novo tipo de câmaras? Foi a resposta a estas perguntas que o pessoal da Gsmarena nos deu recentemente.

Huawei Honor View 20 e o seu ecrã com um "buraco"

Com efeito, a fonte teve acesso a esta informação diretamente de David Yan, responsável máximo pelo design da Honor. Conversa que aconteceu por ocasião do evento de apresentação antecipado para o ecrã deste smartphone.

Em primeiro lugar, Yan esclarece o porquê de esta câmara estar na lateral superior esquerda e não em qualquer outro local. Esta foi uma decisão que foi tomada tendo por base vários passos, nomeadamente uma pequena pesquisa junto dos utilizadores.

Numa primeira fase, o objetivo foi perceber qual seria o tipo de abordagem preferido. Um buraco no ecrã, uma notch convencional ou em formato de gota de água. A primeira opção foi, de longe, a mais popular entre o universo desta pesquisa.

Em seguida, havia que decidir a sua localização. A sua alocação na lateral superior direita rapidamente foi colocada de lado por uma simples justificação. Quando estamos a jogar temos a tendência de rodar o smartphone no sentido em que os botões físicos fiquem para cima, por forma a evitar-mos clicar neles.

Desse modo, a lateral superior direita foi automaticamente excluída, pois iria intrometer-se no nosso campo de visão. Em seguida, teríamos uma possível localização central que também foi excluída por razões semelhantes.

Desta feita, a Honor concluiu que quando a maioria dos utilizadores querem tirar fotografias tendem em rodar o equipamento para o lado oposto. Assim sendo, a câmara frontal iria localizar-se precisamente por cima do botão de disparo. Ou seja, um redondo não que deixa apenas uma possível solução: lateral superior esquerda.

O processo de construção não foi certamente mais simples

Posto isto, temos agora todo o processo de construção da câmara frontal do Huawei Honor View 20. Por conseguinte, este tipo de construção não é propriamente a mais simples. Isto porque deixa o ecrã em si mais frágil e há ainda que ter em consideração a luz do próprio ecrã que poderá entrar pelo sensor.

Assim sendo, a Honor teve de recorrer a um processo de desenvolvimento muito peculiar. Todas as 18 camadas do ecrã do Honor View 20 tiveram de ser bem pensadas, com um pequeno recorte para a câmara que não penetre fisicamente no ecrã.

Nesse sentido, foi utilizada uma tecnologia para controlo do fluxo de cristais de forma a que a luz possa passar pela câmara. Foi também utilizado um processo de engenharia especifico para criar um buraco transparente para a câmara frontal.

Para além disso, foi utilizado um material de ligação específico para que todas as camadas do ecrã se juntassem sem que deixassem a luz penetrar no sensor da câmara. Para além disso, os engenheiros da Honor quiseram reduzir o diâmetro do orifício para os 4.5mm para se distanciarem da concorrência.

Em suma, podemos ver que este pequeno componente foi concebido tendo por base várias preocupações. Importa notar que o Huawei Honor View 20 não será o primeiro smartphone da marca com esta abordagem em razão do lançamento recente do Huawei Nova 4.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei P30: Será este o aspecto final do smartphone Android?

Huawei cumpre o que prometeu e consegue alcançar objetivos para 2018

Samsung Galaxy S10, Plus e até Note 10! Todos os tamanhos de ecrã!

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.