Smartphones Huawei e Honor recebem ROM não oficial do Android Pie

Vitor Urbano
Huawei Honor Android Pie ROM AOSP 4gnews
Smartphones da Huawei e Honor já têm ROM não oficial do Android Pie

Tal como seria de esperar, começaram já a surgir as primeiras ROM não oficiais do Android Pie. Da mesma forma que aconteceu para vários smartphones da OnePlus e da Xiaomi, agora é a vez dos Huawei e Honor receberem um "gostinho" desta nova versão.

A Google anunciou recentemente a mais recente versão do seu sistema operativo móvel, Android Pie. Colocando todos os utilizadores Android "em pulgas" para receber a tão desejada atualização. Mas assim como seria de esperar, são poucos os dispositivos que irão receber a atualização durante o primeiro mês.

Vê ainda: Elephone prepara clone do Huawei P20 Pro com tripla câmara

Até agora o Android Pie chegou apenas a alguns smartphones que, ou são fabricados pela Google, ou pertencem ao projeto Android One. Para além destes smartphones, também os que oferecem suporte ao Project Treble deverão receber a atualização em breve.

Dessa forma, os restantes smartphones vão ter de aguardar (possivelmente vários meses) até que as fabricantes comecem a lançar atualizações oficiais do Android Pie. Com o intuito de explicar todo o complexo processo de adaptar o Android Pie para os seus smartphones, a Sony publicou recentemente um infográfico bastante detalhado.

Smartphones Huawei e Honor já podem experimentar o novo Android Pie de forma não oficial

Entretanto, graças a membros da comunidade XDA Developers, ficaram disponíveis ROMs não oficiais do Android Pie para vários smartphones da fabricante chinesa e a sua subsidiária.

Sendo mais específico, os responsáveis por esta ROM AOSP pode apenas ser instalada de forma segura no Honor View 10. Mas, outros membros da comunidade asseguram que é possível utilizar a mesma ROM em qualquer smartphone da Huawei/Honor que esteja integrado no Project Treble.

HonorAndroidPie-2.jpgHonorAndroidPie-1.jpg

Assim sendo, estes são os smartphones onde teoricamente será seguro utilizar esta ROM:

  • Honor View 10
  • Honor 7X
  • Honor 8 Pro
  • Huawei P8 Lite
  • Huawei P20 Pro
  • Huawei Mate 10 Pro
  • Huawei Nova 2i

Bem como em qualquer outra ROM não oficial disponibilizada de forma tão rápida, os utilizadores poderão deparar-se com vários bugs. Nesse sentido, ficou esclarecido na publicação do fórum que funcionalidades como MTP USB, câmara e Hotspot WiFi poderão não funcionar a 100%.

Por fim, é importante relembrar que o processo de instalação (flash) de uma ROM desta natureza acarreta vários riscos. Posto que, apenas deverá ser efetuado por utilizadores experientes que estejam familiarizados com estes processos.

Editores 4gnews recomendam:

Novo Google Pixelbook poderá chegar com ecrã 4K e 8GB de RAM

Android. Samsung Galaxy Note 9 recebe melhorias para modo câmara lenta

Huawei P20 Pro deverá receber duas novas cores já na IFA em Berlim

Fonte | Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.