O novo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google conta com um total de 4GB de memória RAM em ambas as variantes. Com efeito, o terminal estará disponível com 64GB ou 128GB de armazenamento interno à escolha do utilizador final.

Software - Android Oreo da Google com a EMUI da Huawei

O novo Honor 9i da Huawei conta com uma câmara frontal (para selfies) de 16MP de resolução. Câmara esta especialmente sensível à luz temos também pixéis de 2.0μm para reforçar todo este importante quesito de imagem.

Temos ainda uma capacidade reforçada para RA (realidade aumentada), já para não falar no reconhecimento facial para desbloqueio. Com efeito, esta câmara frontal é sem dúvida um dos seus pontos mais fortes.

Na sua traseira temos uma câmara dupla, composta por um sensor primário de 13MP de resolução. Mais ainda, temos aqui um sensor secundário de 2MP para obter o efeito de desfoque de fundo na fotografia. Por outras palavras, o efeito bokeh com o flash LED, focagem rápida e deteção de fase.

Temos ainda o flash LED para iluminar a cena e capacidades de inteligência artificial para reconhecer a cena. Com efeito, a câmara é capaz de reconhecer automaticamente aquilo que está a fotografar.

Processador do Honor 9i é o Kirin 659

No seu interior temos o SoC (plataforma móvel ou processador) Kirin 659, feito pela própria Huawei. Trata-se de um "motor" extremamente comum neste segmento de gama média. Trata-se de um octa-core com (4x2.36GHz Cortex-A53 & 4x1.7GHz Cortex-A53).

Temos também a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android Oreo 8.1 no seu interior. Todavia, terás aqui a interface própria da marca, a sua EMUI 8.0 com todas as alterações visuais a que já estás habituado na mesma.

Já a nível de conectividade podemos contar com suporte para dual-SIM (nano-SIM), para além do 4G VoLTE. Temos também uma bateria de 3000mAh de capacidade, para além do leitor de impressões digitais ou sensor biométrico na sua traseira.

Presente está também a conectividade GPS, a porta áudio (P2) jack de 3.5mm para além do padrão Wi-Fi 802.11ac para ligações à internet. Por outras palavras, o leque habitual de conectividades.

Quando custa este novo smartphone com Android Oreo?

Na China, a versão base do novo smartphone Android custará 1399 yuan, o equivalente a 218 dólares ou cerca de 187 euros. Versão esta com 64GB de armazenamento interno.

Já a versão com 128GB e armazenamento interno (ambas com 4GB de RAM), apresenta um preço mais elevado. Com efeito, custará 1699 yuan, o equivalente a 265 dólares ou 227 euros.

Ambas as versões chegam ao mercado, na China, a partir do dia 7. Estaremos atentos a qualquer novidade ou distribuição global do smartphone, ao passo que de momento não temos qualquer informação relativamente à sua distribuição no nosso mercado.

Ainda assim, é expectável que este novo smartphone chegue eventualmente a novos mercados além da China e assim que tal acontecer serão os primeiros a saber.