Apesar de todas as incertezas que a Huawei atravessa no que respeita à utilização do Android nos seus smartphones, acabaram de confirmar a data de lançamento de mais um smartphone da sua subsidiária. O Honor 20S já se encontra disponível para pré-compra e será lançado no mercado chinês no dia 4 de setembro.
Numa altura em que pairam sérias dúvidas quanto à chegada do Huawei Mate 30 Pro com Android, é com alguma surpresa que vemos a fabricante preparar o lançamento de outro smartphone. No entanto, é também possível que, este seja o primeiro smartphone a chegar com o sistema operativo HongMeng OS/Harmony OS.
O que sabemos sobre o Huawei Honor 20S
Apesar de ainda não ter sido apresentado oficialmente, já sabemos vários detalhes sobre o que irá ter para oferecer, graças à sua certificação na TENAA (agência de certificação chinesa).
De acordo com as informações reveladas, o Honor 20S chegará com um ecrã LCD de 6,26" polegadas com resolução Full HD+. A controlar o centro das operações deverá estar o impressionante processador Kirin 980, apoiado por até 12GB de RAM. No que respeita a espaço para armazenamento, deverás poder contar com até 256GB.
No segmento fotográfico, sabemos que irá chegar com uma tripla câmara traseira, cujo sensor principal será o Sony IMX586 de 48MP. O seu sensor secundário terá 8MP com lente ultrawide angle, e o terceiro um sensor de 2MP que provavelmente será responsável pela profundidade das fotos.
Será este o primeiro smartphone da Huawei/Honor sem Android?
É importante realçar que não existiu ainda nenhuma informação que sugira que possa realmente acontecer. No entanto, não me parece totalmente descabido que o Honor 20S pudesse ser o primeiro a chegar com o sistema operativo desenvolvido pela Huawei, pelo menos no mercado chinês.
Depois das mais recentes notícias, de que a Huawei não poderá lançar o Mate 30 Pro equipado com o Android. Seria prudente realizarem primeiro o lançamento de um smartphone gama-média com o seu próprio OS.
Ainda que as suas apresentações sejam bastante próximas, daria algum tempo de adaptação à fabricante, caso surgissem alguns imprevistos.
Por outro lado, parece também garantido que a Huawei já tenha realizado centenas de horas de testes com os seus smartphones a correrem o HarmonyOS/HongMengOS em vez do Android.
Editores 4gnews recomendam:
- Google não vai licenciar o Android para o Huawei Mate 30
- Huawei e Xiaomi vão ser os novos clientes regulares da Samsung
- Huawei Honor 9X volta a bater recorde de vendas no seu primeiro mês!