Huawei HongMeng OS afinal não será o substituto ao Android nos smartphones

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Já há muito se fala que a Huawei prepara um sistema operativo com o nome de HongMeng OS que tem por palavra de ordem a substituição do sistema Android nos seus smartphones.

A revelação deste sistema chegou logo após a decisão de Donald Trump ao banir empresas americanas de negociar com a Huawei. Incluindo a Google com o seu sistema Android.

HongMeng OS não é para smartphones, então é para o quê?

Porém, parece que o novo sistema não será direcionado para smartphones. Com a decisão do governo americano em resumir a atividade da Huawei com as empresas do país, parece que a Huawei não tomará decisões precipitadas. Ou seja, a mudança de sistema operativo deverá ficar para mais tarde.

No decorrer desta semana, a marca referiu que se prepara para que em 2021 não precisará de empresa americanas para todos os seus produtos. Ainda assim, é possível que este HongMeng OS não seja o escolhido para substituir o conhecido sistema Android dos seus smartphones.

A executivo da Huawei, Catherine Chen, apontou que este novo sistema operativo será para muitas categorias mas não para os smartphones. Falou que o sistema correrá no routers, nos data centers, computadores e até tablets. Porém, que os smartphones continuariam a trazer o sistema da Google.

Huawei precisa de um plano B para o sistema Android

Não é segredo que este "golpe" pode ter sido o primeiro de muitos. A Huawei precisa de se preparar para mais investidas de mais governos. A forte proximidade da fabricante do governo chinês deixa o mundo com um receio de espionagem. A única forma de não terem este tipo de problemas no futuro é estarem munidos com o seu sistema totalmente independente da Play Store e aplicações Google.

Aliás, atrevo-me a dizer que todas as marcas deveriam ter este cuidado. O sistema Android é neste momento o mais usado do mundo, contudo, nada nos leva a crer que do dia para a noite a Google mude as circunstâncias do uso do serviço. Lembra-te que o Android é open-source, todavia, o Android como o conhecemos é da Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi lança as primeiras power banks com preços imbatíveis
  • Xiaomi Mi A3: vídeo revela o interior do smartphone com Android One
  • Sony Xperia 1R pode ser o primeiro telemóvel do mundo com resolução 5K!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.