Huawei HarmonyOS 2.0 para smartphones vai ter suporte para aplicações Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei está prestes a lançar o HarmonyOS 2.0 para smartphones, começando com a Developer Beta build já amanhã, dia 16 de dezembro.

Agora, uma nova leak publicada na rede social chinesa Weibo revela novidades bastante interessantes para o novo sistema operativo da Huawei. Primeiro, em termos de design, o HarmonyOS apresenta-se praticamente idêntico à atual EMUI 11, sendo que a grande diferença está na experiência de utilização, que ficou ainda mais suave graças à atualização do kernel.

Mas, o que mais surpreende é a confirmação de que o HarmonyOS vai chegar com suporte para aplicações desenvolvidas para o sistema operativo da Huawei, e também para aplicações Android. Assim, mesmo sem o suporte para serviços Google, será possível instalar e utilizar aplicações Android sem problema, desde que estas não precisem de serviços Google para ficarem operacionais.

Huawei pode estar mais perto que nunca de substituir o Android

Depois de muita especulação e dúvidas de que fosse realmente possível conseguirem o feito de substituir por completo o sistema operativo Android, parece que a Huawei está mesmo no bom caminho.

Desde que foram banidos por parte dos Estados Unidos, a Huawei tem-se focado quase exclusivamente no desenvolvimento das suas próprias alternativas aos vários serviços e aplicações Google, assim como o seu próprio sistema operativo.

Com a confirmação do suporte nativo para aplicações Android, esta transição poderá ser feita de forma muito mais suave, sem que os utilizadores sofram com a possível ausência de aplicações no novo sistema operativo.

Além disso, o HarmonyOS não será exclusivo dos smartphones da Huawei. Já foi confirmado que em breve, será apresentado o primeiro smartwatch e tablet equipado com o HarmonyOS. Possivelmente, estes dois dispositivos serão apresentados durante o evento de lançamento dos Huawei P50 no início de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei poderá ser a próxima marca a seguir o mau exemplo da Apple
  • Huawei HiCar: alternativa perfeita ao Android Auto aparece em primeira foto
  • Huawei Nova 8 recebe data oficial de lançamento. Chegará ainda em 2020!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.