Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Huawei FreeBuds Pro 4 review: prontos para abanar o capacete

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 12 min.

Huawei FreeBuds Pro 4 com fundo laranja

Huawei FreeBuds Pro 4
★★★★★5Excelente

Os Huawei FreeBuds Pro 4 fazem justiça ao nome Pro, não só na estética elegante que apresentam como também na qualidade de som que entregam. Atrevo-me a dizer que estes são dos melhores auriculares do momento. Aos controlos por gestos, juntam-se agora rastreamento de cabeça para atender chamadas, mas aqui gostaríamos de ver mais precisão. São confortáveis de usar, ainda que algumas das muitas pontas incluídas possam ser mais intrusivas. Em resumo, a Huawei começa este 2025 da melhor maneira com os incríveis FreeBuds Pro 4.

Prós
  • Design elegante
  • Qualidade de construção robusta
  • Excelente qualidade de áudio
  • App AI Life com vários modos de personalização
  • Suporte a codec LDAC
  • Boa autonomia
  • Confortáveis de usar com pontas de silicone
Contras
  • Rastreamento de cabeça para chamadas podia ser mais preciso
  • Pontas de pontas de espuma viscoelástica com memória mais intrusivas para o canal auditivo
  • Preço pode não ser acessível a todas as carteiras

A Huawei começa este ano de 2025 com um lançamento na área do som. Os auriculares FreeBuds Pro 4 chegam agora ao mercado com a promessa de uma experiência sonora imersiva e com chamadas telefónicas à prova dos ruídos mais fortes.

Passei as últimas semanas a usar os novos auriculares em diferentes cenários e agora chegou a hora de partilhar contigo toda a experiência sonora. Alerta spoiler: podemos estar perante um dos melhores auriculares deste ano.

Unboxing

Huawei FreeBuds Pro 4 Unboxing

Os Huawei FreeBuds Pro 4 chegam “embrulhados” numa caixa negra com o nome a dourado, o que deixa logo antever o seu posicionamento premium no mercado.

A exploração pela caixa confirma que estamos perante um modelo topo de gama. Aqui descobrimos a base com os auriculares lá abrigados, assim como o cabo de carregamento USB-C.

Mas há uma surpresa muito bem-vinda. Numa pequena caixa de cartão preta, estão escondidas as pontas de silicone e também pontas de espuma com memória. São vários os tamanhos disponíveis. Os auriculares vêm com pontas de silicone tamanho M, mas neste material contam também com os tamanhos XS, S e L.

Por sua vez, as pontas de espuma com memória – sim, estas adaptam-se ao teu canal auditivo e memorizam-no – estão aqui disponíveis nos tamanhos S, M e L.

Com todas estas opções à disposição do utilizador, não há ouvido que seja esquecido. Um bem-haja à Huawei por incluir vários tamanhos, capazes de se adaptar à maior parte – senão mesmo a todos – os canais auditivos.

Design premium e qualidade de construção

Huawei FreeBuds Pro 4 auriculares e caixa de carregamento

Os Huawei FreeBuds Pro 4 chegam com um design de topo com uma base de carregamento em plástico, mas que apresenta uma construção robusta e que fornece uma muito agradável sensação ao toque.

A haste dos auriculares foi melhorada e agora conta com um design inspirado nas cordas dos pianos que lhe conferem (ainda) mais estilo. O modelo em teste era o branco, no qual, infelizmente, este pormenor não é tão expressivo como nos modelos em preto e verde.

Mas destaque para um ponto bastante positivo durante a utilização. As hastes têm uma barra que reconhece mais facilmente os controlos por gestos. Sobre este ponto falaremos um pouco mais à frente.

Huawei FreeBuds Pro 4 dobradiça

Por sua vez, a base de carregamento conta com um mecanismo de dobradiça que abre e fecha suavemente, mas dando confiança ao utilizador de que vai resistir aos desafios do tempo.

Em resumo, a Huawei conseguiu aqui um produto que alia, na perfeição, estética, funcionalidade e qualidade de construção. Face ao modelo anterior, os FreeBuds Pro 4 parecem ser mais robustos, são sem qualquer dúvida mais elegantes e, com algumas melhorias, funcionam melhor.

Emparelhamento e ligação multiponto

Os Huawei FreeBuds Pro 4 chegam com compatibilidade com todos os dispositivos móveis e desktop, como é habitual. Portanto, sejas Android, Apple ou Windows vais conseguir ligar os auriculares a qualquer uma destas fontes de som.

O emparelhamento é fácil e rápido, podendo ser feito de duas formas. Ou através da app AI Life da Huawei ou via tecnologia Bluetooth. Nesta última, apenas tens de ativar o Bluetooth na fonte de som e nos auriculares, carregando no botão bastante discreto, localizado à direita, na base de carregamento.

Já com a app é igualmente simples. Basta abrir a caixa e esperar que surja no ecrã do smartphone o nome dos auriculares. A Huawei disponibiliza já, na sua página de suporte, uma forma simples de instalar a app AI Life em modelos Android ou iOS.

Mais boas notícias. Podes ligar os FreeBuds Pro 4 a duas fontes de som distintas e alternar entre estas. O modelo conta com ligação multiponto e, nos dias de hoje, este começa a ser um atributo quase obrigatório que a Huawei cumpriu neste seu modelo de topo.

A app AI Life

App Huawei AI Life

Como é habitual neste tipo de equipamento, na app dedicada – neste caso a Huawei AI Life – tens acesso a vários modos de personalização de som. À tua escolha opções para aumentar os graves, aumentar os agudos, amplificar as vozes, teres sonoridade de sinfonia ou concerto, e ainda o modo pré-definido. Isto nos modos básicos.

Passando para os modos profissionais tens duas escolhas: ou equilibrado ou clássico. Todos funcionam bastante bem e ao alternares entre as opções disponíveis, consegues distinguir perfeitamente as mudanças, o que é bastante positivo.

Modos personalização de som app Huawei AI Life

Melhor: consoante o tipo de música que estás a ouvir, podes adaptar a sonoridade que melhor soar. Esta é uma característica que vai conquistar até os audiófilos mais exigentes.

Na app AI Life podes também monitorizar o estado da bateria, tanto dos auriculares como da base de carregamento, assim como fazer as atualizações necessárias e até localizar os auriculares no caso de estes se perderem.

A navegação dentro desta aplicação não podia ser mais fácil, já que segue a regra de ouro “o que vês, é o que podes fazer”. Nada de modos escondidos que atrapalhem uma mudança de opção rápida e necessária a determinado momento.

Pontuação máxima para uma app que já funcionava bem e que com a chegada de novos elementos à família FreeBuds continua a mostrar que tem como missão a facilidade de utilização.

Reconhecimento de gestos e conforto na utilização

Huawei FreeBuds Pro 4 no ouvido

Tal como já referimos, os Huawei FreeBuds Pro 4 chegam com pontas de silicone em quatro tamanhos e com pontas de espuma viscoelástica com memória em três tamanhos – nestas últimas apenas o formato XS não foi incluído.

Este é um atributo muito bem-vindo. Podes escolher a ponta, num material ou outro, que assentar melhor no teu canal auditivo e que te forneça a melhor experiência sonora.

Pela minha experiência, as pontas de silicone funcionam às mil maravilhas. Conseguem fixar-se e manter-se no lugar por muito que se abane a cabeça. E, melhor, são bastante confortáveis de usar.

Mesmo em sessões mais longas de utilização, não ficamos com aquela sensação de termos um objeto estranho e incómodo dentro do nosso ouvido.

Huawei FreeBuds Pro 4 pontas de silicone e espuma

Agora as pontas de espuma viscoelástica com memória. São mais volumosas e nota-se a sua presença no cabal auditivo. Este é aliás, um ponto a melhorar. É preciso algum esforço para apontarmos um defeito a estes auriculares, mas estas pontas de espuma não vão ser confortáveis para toda a gente. Sobretudo vão incomodar os detentores de canais auditivos mais reduzidos, mesmo que optemos por usar o tamanho S disponível.

Será que a acrescentar uma ponta espuma viscoelástica com memória em tamanho XS resolvia a questão? Fica a dúvida.

Recuperamos agora a questão das hastes e do seu “design barra”. Ainda que o modelo anterior tivesse esta mesma barra, os novos FreeBuds Pro 4 reconhecem mais rapidamente e sempre os gestos para controlo da playlist.

A fórmula é simples: apertar uma vez reproduzimos ou fazemos pausa na música, duas vezes passamos à faixa seguinte e três vezes regressamos à música anterior. Os auriculares são responsivos e o ato de apertar facilita não só o reconhecimento do gesto, como também é intuitivo para ser feito sem o utilizador estar a olhar.

Em resumo, os Huawei FreeBuds Pro 4 dão-se muito bem com os controlos táteis e fornecem conforto na utilização. Mas as pontas de espuma viscoelástica com memória podem não se adequar na perfeição a canais auditivos mais pequenos.

Qualidade de som premium

Huawei FreeBuds Pro 4 auriculares

Numa frase muito objetiva: os Huawei FreeBuds Pro 4 são bons! A experiência sonora que fornecem estão ao melhor nível do mercado, com um som detalhado e cristalino, como se quer.

Dão-se bem com os vários tipos de música, muito graças às várias opções de personalização disponíveis na app de que já aqui falámos. O facto de os auriculares assentarem bem no canal auditivo, melhora em tudo a experiência.

Na app AI Life, é possível definir a opção dar prioridade à qualidade de som e, quando o fazemos, a diferença sente-se. O som é processado diretamente nos auriculares e o utilizador consegue ter uma qualidade sonora tão premium como se esperava.

Um pequeno grande pormenor. Com fontes de som não Huawei, os FreeBuds Pro suportam LDAC (990 kbps); já com dispositivos móveis Huawei têm suporte para 2.3 Mbps (48 KHz/24 bit Lossless).

Experimentei ambos e, como não podia deixar de ser, com fontes de áudio da própria marca o som fica “mais cheio” por haver menos perda, mas com um smartphone Android a experiência é igualmente muito boa e satisfatória. Na realidade, ainda que se note diferenças, não estamos a falar de um salto em qualidade assim tão significativo.

Aqui, na minha opinião, a Huawei está a optar por uma estratégia inteligente. Tenta chamar mais utilizadores para o seu ecossistema – à semelhança do que fazem todos os seus concorrentes –, mas quem está fora do universo da marca chinesa, não fica a perder muito em qualidade.

Este é um ponto bastante positivo, tendo em conta que alguns dos seus concorrentes apresentam uma diferença na qualidade de som fornecida muito superior quando não estão conectados a fontes de áudio do mesmo ecossistema.

Quanto ao cancelamento de ruído, este está incluído e foi melhorado sendo agora 30% mais eficaz no cancelamento passivo. Traduzido por miúdos, funciona bem, mas como habitualmente não evita que, nos transportes públicos, consigamos ouvir alguma coisa do ambiente que nos rodeia.

Não me interpretem mal, num autocarro, comboio ou metro, conseguimos ter uma experiência imersiva com a nossa playlist, mas é percetível o sinal sonoro da abertura ou fecho de portas.

Contas feitas, estes são os auriculares da Huawei que fornecem melhor qualidade de som. Pelo menos, entre aqueles que já testei até agora. Ainda que estejamos no início do ano e sejam esperadas muitas mais novidades neste segmento, arrisco-me a dizer que estamos perante um dos melhores auriculares do momento, disponíveis no mercado.

Chamadas telefónicas com uma surpresa

Huawei FreeBuds Pro 4 controlo de cabeça

Um dos argumentos de compra dos Huawei FreeBuds Pro 4 são a qualidade sonora que oferecem nas chamadas telefónicas. Isto porque contam com cancelamento de ruído de até 100 dB.

Garante a marca que mesmo quando estamos num concerto, conseguimos ouvir e ser ouvidos na perfeição, durante uma chamada telefónica. Confesso que não testei num ambiente de festival, mas no meio de um recreio de uma escola primária – o cenário de teste mais semelhante que encontrei – fui ouvida na perfeição pelo meu interlocutor e ouvi-o também com toda a nitidez.

A qualidade de áudio nas chamadas foi melhorada significativamente face ao modelo anterior, com as conversas a serem detalhadas e cristalinas, mesmo que o ambiente à volta esteja muitos decibéis acima do que é recomendado.

Mas os FreeBuds Pro 4 reservam ainda outra surpresa. Na app AI Life podemos ativar o controlo de cabeça. Uma vez ativada, esta opção permite atender e rejeitar chamadas com um acenar ou abanar de cabeça, respetivamente.

Testei exaustivamente este atributo e concluí que os auriculares reconhecem mais facilmente o abanar para rejeitar do que o acenar para atender. Aliás, estes testes ainda me valeram fazer algumas retribuições de chamadas.

Esta é uma característica muito bem-vinda e que acaba por ser um complemento ao controlo por gestos. Pelo lado menos positivo, podia ser mais precisa no atender, é que nem sempre funciona à primeira; é preciso acenar com a cabeça de uma forma mais em slow-motion para que tudo corra na perfeição. Já no rejeitar funciona sempre, independentemente de abanarmos a cabeça com suavidade ou com vigor.

Autonomia anunciada verificada

Huawei FreeBuds Pro 4 fechados

A Huawei anuncia que os auriculares fornecem uma autonomia de sete horas e com a caixa de carregamento a vida útil chega de até às 31 horas.

Pela minha experiência, os tempos anunciados verificam-se com os FreeBuds Pro 4 a mostrarem-se capazes de aguentar longas sessões de utilização, a debitar música e a atender chamadas.

São também relativamente rápidos a carregar, demorando menos de uma hora a alimentarem-se até aos 100%.

Contas feitas, o novo modelo Huawei é capaz de aguentar um dia inteiro de trabalho com sessão nos transportes públicos incluída.

Notas finais

Huawei FreeBuds Pro 4 Fundo verde

Os Huawei FreeBuds Pro 4 fazem justiça ao nome Pro, não só na estética elegante que apresentam como também na qualidade de som que entregam. Atrevo-me a dizer que estes são um dos melhores auriculares do momento não só para ouvir música, com suporte para codec LDAC para fontes de áudio não Huawei, como também para atender chamadas.

Este modelo fornece cancelamento de ruído de até 100 dB nas chamadas telefónicas e, na prática, conseguimos ouvir e ser ouvidos na perfeição, independentemente do ambiente ruidoso que nos rodeia. Ao controlo por gestos, que funciona muito bem, junta-se agora o acenar e abanar a cabeça para atender chamadas. Ainda que funcione bem a maior parte das vezes, este atributo podia ser mais preciso no atendimento de chamadas.

A app dedicada, AI Life, tem vários modos de personalização de som que podem ser selecionados a qualquer momento para que a experiência sonora seja a melhor possível e à medida de cada canal auditivo.

Por falar nisso, os Huawei FreeBuds Pro 4 tem muitas opções de tamanho nas pontas de silicone incluídas, assim como nas pontas de espuma viscoelástica com memória. No entanto, estas últimas podem ser mais desafiantes e mais intrusivas para ouvidos de tamanho reduzido.

De resto, fornecem uma autonomia mais do que razoável para aguentarem um dia inteiro de utilização e uma utilização puxada.

O preço de 199 € também será premium para algumas carteiras, no entanto é justificado por todos os atributos que trazem consigo, mas sobretudo pela qualidade sonora que entregam. A Huawei começa o ano de 2025 da melhor maneira com os seus FreeBuds Pro 4.

Huawei FreeBuds Pro 4
199 €Huawei Portugal
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt