A Huawei acaba de lançar no mercado português os FreeBuds 7i. Os auriculares chegam com cancelamento de ruído ativo (ANC) inteligente, rastreamento de cabeça e outros mimos interessantes. Tudo embrulhado num preço simpático abaixo dos 100 €. Esta foi a minha experiência com os novos auriculares.
Característica | Detalhe |
---|---|
Conetividade | Bluetooth 5.4 |
Autonomia | Até 8 (auriculares); 35 horas (estojo) |
Codecs suportados | AAC, SBC, LDAC |
Resistência à água | IP54 |
Peso | 5,4 g (cada auricular) e 36,5 g (caixa) |
ANC, áudio espacial e ligação multiponto: tudo o que queremos nuns auriculares
Em fórmula vencedora, não se mexe. E a Huawei parece ter levado a sério esta regra com os novos FreeBuds 7i. Estes auriculares chegam com a mesma premissa do modelo anterior. ANC sério com um preço mais simpático.
Aqui temos cancelamento de ruído ativo inteligente que, em tempo real, deteta e neutraliza o som vindo do exterior. E neutraliza de tal maneira que não vais ouvir nem o motor ou trepidação do autocarro. Consegues mesmo isolar-te no teu mundo e viajar pela tua playlist de eleição.
Se preferes ter consciência de tudo o que se passa à tua volta, tens duas opções que funcionam igualmente bem: Awareness ou o modo em que estas opções estão desligadas.
Os FreeBuds 7i chegam também com áudio espacial e rastreamento de cabeça. Por outras palavras, fornecem uma experiência de som mais imersiva, mesmo que mexas a cabeça. Tudo graças a um campo sonoro 3D que segue os teus movimentos, sempre a dar-te som. Funciona às mil maravilhas.
Aqui tens também ligação multiponto. Podes ligar estes FreeBuds 7i a dois equipamentos, em simultâneo, alternando entre estes sem qualquer tipo de esforço. Esta é uma opção muito bem-vinda, especialmente se fores como eu que tanto uso auriculares emparelhados com o smartphone como com o portátil.
Reconhecimento de gestos das mãos e da cabeça
Para evitar que faças qualquer tipo de esforço, os FreeBuds 7i também permitem atender chamadas com um simples acenar de cabeça. O acenar para sim, atende a chamada, o abanar a cabeça para o não, rejeita o contacto. E devo dizer-te que praticamente em todas as vezes o abanar de cabeça funcionou para atender e ignorar chamadas.
Para garantir que manténs uma conversa clara, os FreeBuds 7i têm três microfones capazes de eliminar o barulho do vento e ruído de até 90 dB. E é bem-sucedido na tarefa de proporcionar chamadas nítidas. Em todas as chamadas, o meu interlocutor ouviu-me na perfeição, mesmo em espaços ruidosos, como o metro ou a rua.
Qualidade de som
Neste ponto crucial, os FreeBuds 7i impressionam pela qualidade. Fornecem um som equilibrado e nítido, ainda que por vezes os médios abafem um pouco os graves. Nada que uns ajustes na app AI Life não resolva. App essa bastante intuitiva.
Cada auricular está equipado com um driver dinâmico de imã quádruplo de 11 mm. Os FreeBuds 7i contam também com suporte para LDAC e se juntarmos o áudio espacial a esta equação, o resultado é uma experiência de som imersiva e com uma qualidade de topo.
Seja no conforto de um ambiente tranquilo ou num espaço ruidoso, com os FreeBuds 7i ouves sempre a tua playlist preferida ou podcast com uma qualidade muito próxima de alguns concorrentes de topo.
Confortáveis de usar em todas as situações
Os FreeBuds 7i estão construídos num plástico resistente e macio. Passar ou tocar com o dedo nas hastes para os controlar é confortável, assim como usá-los, mesmo que seja por um período prolongado.
As pontas de silicone – 4 tamanhos incluídos na caixa, desde o grande ao ultrapequeno – aliado ao formato ergonómico, faz com que cada auricular encaixe naturalmente no canal auditivo e fique aí seguro. Mesmo em situações de treino, aguentam na perfeição o movimento com o rastreamento de cabeça a levar a música sempre na direção certa.
Autonomia
Os Freebuds 7i fornecem de até 35 horas de autonomia com o ANC desligado e a serem colocados no estojo sempre que fazes uma pausa. Já cada auricular com o ANC ativo dá-te de até 5 horas da tua música.
Na caixa de carregamento, os auriculares levam 40 minutos a carregar enquanto o estojo demora uma hora. Estes são números bons para o tipo de equipamento que é. Contas feitas, tens música (ou podcasts) para um dia inteiro de trabalho ou mais, se fores fazendo umas pausas. Mas atenção, terás de usar um cabo de carregamento que já tenhas para os carregar, uma vez que não vem incluído na caixa.
Para quem são os FreeBuds 7i?
- Para utilizadores que querem isolar-se do mundo que os rodeia;
- Para quem precisa de ter auriculares emparelhados com mais de um dispositivo, em simultâneo;
- Para quem faz treino, de forma regular, ao som da sua playlist;
- Para utilizadores que querem atender chamadas, sem recorrer ao telefone;
Conclusão
Os FreeBuds 7i mantêm a premissa do modelo anterior, tendo conseguido dar um passo em frente na qualidade de som. O ANC funciona às mil maravilhas, assim como o áudio espacial segue-te naturalmente. Acrescente-se uma qualidade sonora a tocar o segmento premium e estamos perante uns auriculares que chegaram para ver e vencer.
São bastante confortáveis de usar e conseguem aguentar sessões de treino um pouco mais puxadas. Estão também equipados com ligação multiponto, suporte LDAC, controlo por gestos e por cabeça. E estes “mimos” fazem toda a diferença quando o custo é inferior a 100 €.
Pelo lado menos positivo, não têm carregamento sem fios e não trazem consigo cabo de carregamento USB-C. Mas, não há qualquer dúvida, que pelo preço que custam, os FreeBuds 7i oferecem muito mais do que se esperava. Contam com selo de qualidade do 4gnews.