Depois do lançamento tão aguardado dos smartphones Pura 70, a Huawei continua a dar cartas no mercado. Agora virou-se para o segmento de áudio e lançou os novos FreeBuds 6i. De uma forma ou outra, a marca chinesa continua a apresentar bons produtos e tem vindo a destacar-se no mercado de wearables, quer seja nos smartwatches, quer seja nos auscultadores.
Huawei FreeBuds 6i
Conectividade: Bluetooth 5.3
Controlos táteis: Sim
Bateria: 510 mAh
Autonomia: 5 horas com ANC (auriculares), 8 horas sem ANC (auriculares), 20 horas com ANC (caixa); 35 horas sem ANC (caixa)
Frequência de resposta: 14 Hz até 40 kHz
Resistência à água e pó: IP54
E os novos FreeBuds 6i são um bom exemplo dessa mestria adquirida nos últimos anos pela Huawei. Passei as duas últimas semanas com estes novos auriculares que me acompanharam no sossego do lar, assim como passearam comigo por alguns ambientes mais ruidosos. Agora chegou o momento de partilhar essa experiência contigo.
Design compacto e leve
Assim que abrimos a caixa, o estojo em forma de seixo surge em toda a sua glória. O modelo que testámos foi o roxo – tonalidade que pode não ser do agrado de todos –, mas os FreeBuds 6i estão também disponíveis em preto e branco para preferências mais conservadoras.
O acabamento mate fosco deste modelo dissimula e bem o facto de o estojo estar construído em plástico. Aliás, é exatamente devido a esta característica que têm um peso-pluma. Na balança, a caixa regista singelos 34 gramas e cada auricular pouco passa dos 5 gramas.
Tendo em conta que este é um tipo de produto que nos deve acompanhar para todo o lado, o seu peso leve e tamanho compacto são uma mais-valia. Vão acomodar-se em qualquer cantinho de uma mala, assim como não vão pesar no bolso das calças. São por isso indicados “para o menino e para a menina”.
O pequeno LED localizado na zona frontal por baixo do logotipo da marca vai indicar os níveis de bateria. Aqui luz verde é sinónimo de boas notícias e luz amarela implica correr para uma corrente elétrica. Este LED vai também indicar quando está em modo de emparelhamento ao surgir na cor branca.
Este é outro ponto positivo nestes auriculares. O emparelhamento é simples e rápido. Basta tocar no botão (quase invisível), localizado no lado direito e ter o smartphone por perto para os FreeBuds 6i surgirem logo nas definições de Bluetooth. Melhor ainda: podem estar ligados a dois equipamentos em simultâneo.
A caixa abre muito facilmente e sem qualquer ranger sonoro. No entanto, assinala o fechar com um clique com decibéis suficientes para percebermos que não vamos perder um auricular, por acidente.
Em resumo, o design compacto e funcional e o peso leve colocam estes auriculares um pouco acima da sua faixa de preço e gostamos de ver este tipo de apontamentos em equipamentos com custos mais simpáticos.
Assentam na orelha que nem uma luva
Os FreeBuds 6i vem já com borrachas médias colocadas, mas na caixa têm mais dois tamanhos, grande e pequeno, para responder às diferentes fisionomias dos tímpanos. Aqui é uma questão de tentativa-erro até encontrar a borracha ideal para o nosso canal auditivo.
Feita essa descoberta, assentam que nem uma luva nos ouvidos. Encaixam bem e mantêm-se no lugar, mesmo que estejamos a desempenhar uma atividade mais mexida.
Confesso que não experimentei fazer zumba com os auriculares colocados, mas nas deslocações e movimentações diárias (por exemplo, em transportes públicos) estiveram à altura do que lhes é pedido: ficaram quietos onde tinham de ficar.
São também confortáveis de usar. Pelo menos, durante uma sessão de duas a três horas. Ao fim deste tempo, sentimos efetivamente o objeto estranho que está no nosso canal auditivo. Este tipo de auricular tem duas funções: dar-nos música e atender chamadas. E com isso em mente, sessões de duas a três horas são um marco bastante bom.
Som fantástico com ANC
Os FreeBuds 6i estão equipados com driver dinâmico de quatro ímanes de 11 mm e têm uma frequência de resposta de 14 Hz até 40 kHz. Estas são boas especificações no papel que depois se concretizam na utilização prática.
Estes auriculares fornecem uma boa qualidade de som. Sobretudo são fantásticos quando ativamos a tecnologia ANC. Temos uma experiência bastante imersiva quando o cancelamento de ruído ativo está acionado. Este modelo consegue bloquear com sucesso o ruído estranho que chega do exterior.
Depois quando desativamos o ANC e passamos para o modo ambiente, a qualidade de áudio ressente-se. Melhor dizendo, não tem a mesma qualidade apresentada por outros modelos mais avançados da Huawei. São bons, mas não extraordinários e não vão responder às exigências dos audiófilos mais rigorosos.
Mas há que ter em conta que esse também não é o objetivo dos FreeBuds 6i. Estes auriculares são ideais para os utilizadores que andam de transportes públicos todos os dias ou têm um local de trabalho mais ruidoso. Com o ANC ativado, nestes cenários os FreeBuds 6i cumprem com tudo o que é esperado.
Brilham, também de forma extraordinária, quando estamos no sossego do lar e ouvimos música com o ANC ligado. Neste ambiente, a experiência fornecida é a ideal, com o utilizador a ficar totalmente isolado só com a sua banda sonora de eleição. Recomendados para momentos em que queremos estar sozinhos a ouvir aquela música pop que é um verdadeiro guilty pleasure e ninguém precisa de saber.
Chamadas telefónicas claras e nítidas
Outro ponto em que os FreeBuds 6i brilham é nas chamadas telefónicas. Graças ao microfone triplo e a alguma tecnologia de Inteligência Artificial envolvida, conseguem eliminar o ruído de fundo.
A voz do nosso interlocutor surge nítida e clara. Por muito ruidoso que seja o local onde estamos, vamos conseguir ouvir bem o que estão a dizer-nos. Pelo que me foi transmitido, do outro lado também somos ouvidos com clareza e nitidez.
Em resumo, fornecem uma qualidade de som nas chamadas telefónicas difícil de bater e que está ao nível de outros modelos premium da marca.
Controlos táteis responsivos
Como habitualmente, os comandos são táteis e todos os gestos são feitos na pequena haste. Uma explicação breve sobre os gestos.
Duplo toque faz pausa ou retoma a reprodução de música. Toque triplo passa para a faixa seguinte enquanto o manter pressionado vai dar acesso ao cancelamento de ruído ativo ou modo ambiente. Deslizar para cima ou para baixo aumenta ou diminui o volume de som, respetivamente.
Para quem está habituado a usar auriculares da Huawei, estes comandos são bastante familiares. A bem da verdade são também gesto fáceis de fazer na pequena haste. E o melhor de tudo, os FreeBuds 6i são bastante responsivos e não falham qualquer pedido.
Autonomia podia ser melhor
De acordo com a própria Huawei, os FreeBuds 6i fornecem uma autonomia de cinco horas com o ANC ativado; sem esta tecnologia a vida útil de bateria aumenta para as oito horas.
Com a caixa de carregamento e ANC ligado temos 20 horas de música e sem ANC e com estojo temos 35 horas de autonomia.
Não são valores maus, mas podiam ser melhores. Se tivermos em conta que para termos a melhor experiência sonora possível é necessário a tecnologia ANC estar ligada, então temos de dizer que gostávamos de ver mais autonomia.
Parece pouco as cinco horas dos auriculares, ainda que a caixa dê 20 horas, ou seja, quase um dia inteiro. E esse é o truque: sempre que tiramos os FreeBuds 6i dos ouvidos devemos colocá-los na caixa para que possam “recuperar forças” para nos acompanhar num dia normal de trabalho.
Demoram cerca de uma hora a carregar na totalidade. Mas atenção os FreeBuds 6i não contam com suporte para carregamento sem fios e é uma pena, mas também não são um dos modelos premium da marca, certo?
Aplicação AI Life e outros mimos
É recomendável ter a aplicação Huawei AI Life instalada no smartphone emparelhado com estes auriculares. Nesta app conseguimos ver a autonomia dos auriculares e da base de carregamento, assim como podemos personalizar mais o som e também trocar alguns gestos para os controlos táteis.
Na minha experiência, foi muito útil e funcional, abrir a aplicação antes de sair para perceber se tinha bateria para todo o tempo que precisava.
Outro mimo é a resistência IP54 a água e poeira. Este atributo é especialmente útil para quem gosta de fazer corridas ao ar livre. Com os FreeBuds 6i não há preocupação com a transpiração e com todo o pó no ar daqueles trilhos mais ao género de todo-o-terreno.
Notas finais
Contas feitas, a Huawei mostra, mais uma vez, com os FreeBuds 6i que faz bons equipamentos também na área do som. Este modelo fornece uma boa qualidade sonora, sobretudo com a tecnologia ANC ligada.
Sim, essa é a outra boa notícia. O custo mais acessível de 99 € inclui a tão desejada e aqui necessária tecnologia de cancelamento de ruído. Sem este atributo, o som dos FreeBuds 6i é menos extraordinário e não envolve tanto o utilizador.
A base de carregamento é leve e compacta, o que a torna muito transportável, sem ser incómoda. Por sua vez, os auriculares encaixam também bastante bem nos ouvidos, com a ajuda das várias pontas de silicone incluídas na caixa de venda.
Como bónus extra: podem estar ligados a dois dispositivos diferentes em simultâneo e contam com certificação IP54 contra a água e poeira, o que pode ser muito útil para a prática de desporto no exterior.
Pontos a melhorar: podiam ter uma melhor autonomia de bateria e fornecer uma qualidade de som, com ANC desligado, também mais rica e envolvente. Assim como não contam com suporte para carregamento sem fios. Mas estamos perante um modelo que não é premium e estes apontamentos quase que podem ser desculpados.
Huawei FreeBuds 6i
Conectividade: Bluetooth 5.3
Controlos táteis: Sim
Bateria: 510 mAh
Autonomia: 5 horas com ANC (auriculares), 8 horas sem ANC (auriculares), 20 horas com ANC (caixa); 35 horas sem ANC (caixa)
Frequência de resposta: 14 Hz até 40 kHz
Resistência à água e pó: IP54