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Huawei está prestes a mudar tudo no mercado dos elétricos com esta nova bateria

Uma nova patente submetida pela Huawei abre caminho para o desenvolvimento de uma bateria com 3000 km de autonomia e carregamentos super-rápidos.

Huawei

Huawei patenteia bateria com 3 mil quilómetros de autonomia

A Huawei que deixar o seu nome no mercado automóvel com o desenvolvimento de uma nova bateria que poderá mudar todo o mercado. Ela vem com a promessa de uma autonomia a rondar os 3 mil quilómetros e carregamentos em apenas 5 minutos.

Conforme avança a Car News China, para já estamos apenas a falar de uma patente que despertou a atenção de todos os intervenientes no mercado dos carros elétricos. Caso o seu desenvolvimento seja alcançado, tudo poderá mudar neste mercado.

De acordo com os dados presentes no documento submetido pela Huawei, esta será uma bateria de estado sólido. A mesma conta com uma densidade energética entre os 400 e os 500 Wh/kg, o que pode triplicar o oferecido pelas baterias de iões de lítio.

A Huawei está igualmente atenta ao tema da segurança e da longevidade deste tipo de componentes. Por isso, a tecnológica chinesa está a trabalhar ainda na tecnologia necessária para a mitigação da degradação da bateria no longo prazo.

Promessas impressionantes, mas para já é apenas teórica

Obviamente que os números avançados pela Huawei nesta patente são impressionantes e não deixam ninguém indiferente. Contudo, como alertam alguns especialistas, estas são promessas meramente teóricas, pelo menos por enquanto.

Isto porque para se alcançarem estes números, especialmente o carregamento em apenas 5 minutos, é necessária uma infraestrutura de suporte. Algo que atualmente ainda não existe.

Caso a Huawei avança para um modelo de produção desta bateria em estado sólido e a traga para o mercado, o próximo passo é precisamente desenvolver essa infraestrutura de suporte. Ou seja, para que os condutores possam usufruir destas promessas, ainda poderão demorar vários anos até lá chegarmos.

A patente submetida pela Huawei é a prova de como as empresas asiáticas continuam a tentar elevar os limites do mercado dos elétricos. Por exemplo, a BYD também está a desenvolver algo semelhante com a promessa de uma autonomia a rondar os 2 mil quilómetros.

A Toyota é outra construtora a apostar nesta tecnologia, com rumores de que a nipónica estará a desenvolver uma bateria com uma autonomia de 1200 km e carregamentos em 10 minutos. Promessas para uma evolução incrível do mercado dos veículos elétricos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.