Huawei patenteia bateria com 3 mil quilómetros de autonomia
A Huawei que deixar o seu nome no mercado automóvel com o desenvolvimento de uma nova bateria que poderá mudar todo o mercado. Ela vem com a promessa de uma autonomia a rondar os 3 mil quilómetros e carregamentos em apenas 5 minutos.
Conforme avança a Car News China, para já estamos apenas a falar de uma patente que despertou a atenção de todos os intervenientes no mercado dos carros elétricos. Caso o seu desenvolvimento seja alcançado, tudo poderá mudar neste mercado.
De acordo com os dados presentes no documento submetido pela Huawei, esta será uma bateria de estado sólido. A mesma conta com uma densidade energética entre os 400 e os 500 Wh/kg, o que pode triplicar o oferecido pelas baterias de iões de lítio.
A Huawei está igualmente atenta ao tema da segurança e da longevidade deste tipo de componentes. Por isso, a tecnológica chinesa está a trabalhar ainda na tecnologia necessária para a mitigação da degradação da bateria no longo prazo.
Promessas impressionantes, mas para já é apenas teórica
Obviamente que os números avançados pela Huawei nesta patente são impressionantes e não deixam ninguém indiferente. Contudo, como alertam alguns especialistas, estas são promessas meramente teóricas, pelo menos por enquanto.
Isto porque para se alcançarem estes números, especialmente o carregamento em apenas 5 minutos, é necessária uma infraestrutura de suporte. Algo que atualmente ainda não existe.
Caso a Huawei avança para um modelo de produção desta bateria em estado sólido e a traga para o mercado, o próximo passo é precisamente desenvolver essa infraestrutura de suporte. Ou seja, para que os condutores possam usufruir destas promessas, ainda poderão demorar vários anos até lá chegarmos.
A patente submetida pela Huawei é a prova de como as empresas asiáticas continuam a tentar elevar os limites do mercado dos elétricos. Por exemplo, a BYD também está a desenvolver algo semelhante com a promessa de uma autonomia a rondar os 2 mil quilómetros.
A Toyota é outra construtora a apostar nesta tecnologia, com rumores de que a nipónica estará a desenvolver uma bateria com uma autonomia de 1200 km e carregamentos em 10 minutos. Promessas para uma evolução incrível do mercado dos veículos elétricos.