Huawei EMUI 9 não permite alguns utilizadores instalarem launchers

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei EMUI 9 chegou de forma oficial com o Huawei Mate 20 Pro e começará aos poucos a chegar a mais smartphones da empresa chinesa.

Ainda que o novo User Interface não seja muito diferente do antecessor, a Huawei EMUI 9 dá-nos mais simplicidade na experiência. As definições estão mais organizadas, o sistema está mais rápido e melhor ainda, temos gestos em, vez dos botões de navegação na parte inferior. Gestos que podiam estar um pouco mais rápidos.

Vê ainda: Google Play Store: 16 novos jogos Android grátis acabam de chegar

Contudo, este não é o maior problema da Huawei EMUI 9. De acordo com recentes informações, a empresa chinesa está a bloquear a instalação de launchers na China. Ou seja, todos os utilizadores que comprem um Huawei ou Honor com EMUI 9 e tenha o software originalmente chinês não podem instalar launchers.

Huawei EMUI 9 está melhorada, ainda assim prefiro o outros launchers

Esta decisão chegou depois de muitos retalhistas asiáticos decidirem por bem instalar launchers com publicidades nos equipamentos que vendiam. Isto para criar mais lucro com os equipamentos.

Ainda que compreenda a decisão da Huawei em proibir a instalação de launchers, é uma decisão complicada. Principalmente para os utilizadores que tenham comprado o smartphone num website chinês com a versão chinesa e querem mudar o User Interface do equipamento.

A versão europeia não tem esse problema, contudo, está longe de ser perfeita. A Huawei EMUI 9 não funciona com launchers se tiveres os gestos ativos. Isto é, se fizeres o movimento de "swipe para cima" para voltar ao menu inicial o User Interface abre o multitarefas. Uma falha grave que espero que seja corrigida nas próximas atualizações.

A Huawei EMUI 9 está melhorada face aos User Interfaces anteriores, porém, na minha opinião, continua longe do ideal.

Editores 4gnews recomendam:

Sondagem: Era importante teres o Dark Mode no teu smartphone?

Sony Playstation 5: Esta é a possível data de apresentação da PS5

Play Store: Instala aqui a nova versão da aplicação

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.