Huawei anuncia a sua EMUI 9.0 baseada no sistema Android Pie

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A 2ª maior dados da IDC - apresentou-nos agora a sua nova EMUI 9.0. Esta é a nova versão da sua interface do utilizador (user interface ou simplesmente UI), sendo já baseada no Android Pie 9.0.

O anúncio teve lugar durante o certame IFA 2018 que chega hoje ao fim, em Berlim mesmo que ainda não tenha data de chegada aos terminais. Ainda assim e para todos os efeitos, esta é a próxima grande atualização para os dispositivos Huawei e Honor.

Vê ainda: Já chegou o Chrome 69 e já o podes instalar!

A fabricante chinesa chama-lhe sistema mas na verdade é uma UI, uma interface para o utilizador. Uma "máscara" personalizada e baseada no Android Pie. Após termos conhecido a EMUI 8.0 no ano passado, temos agora o EMUI 9.0 com várias novidades.

Em primeiro lugar, o novo EMUI 9.0 oferece uma experiência de utilização mais refinada. Sendo nesse sentido sustentada numa interface intuitivo para todo e qualquer utilizador. Todavia, a EMUI 9.0 está atualmente apenas disponível na versão beta, que está agora disponível para registo.

EMUI 9.0 baseia-se no mais recente Android Pie 9.0

Ainda assim por certo veremos novos recursos que serão lançados em conjunto com o próximo equipamento da Série Huawei Mate 20. Nesse sentido, ficaremos a conhecer o phablet topo de gama no próximo dia 16 de outubro, provavelmente em Berlim no coração da Alemanha. Nesse sentido podemos ver algumas das promessas da Huawei para a melhoria de desempenho nos equipamentos com a EMUI 9.0 baseada no Android Pie 9.0.

Segundo a tecnológica chinesa baseada em Shenzen, a nova geração da UI da Huawei foi criada para ser mais natural bem como mais dinâmica do que nunca. A Huawei alterou e consolidou muitas das configurações para minimizar o número de etapas que um utilizador precisa para executar tarefas.

Menos passos, mais performance para os equipamentos Huawei

No geral, a EMUI 9.0 é 12,9% mais rápido do que seus antecessores e oferece suporte a velocidade de iniciação de aplicações mais rápidas. Por exemplo, o EMUI 9.0 lança o Instagram 12% mais rápido bom como o Spotify 11% mais rápido.

Combinando o desempenho de primeira classe do recém-lançado Kirin 980, a EMUI 9.0 oferecerá uma experiência renovada para o utilizador. Nesse sentido, os primeiros contemplados serão os próximos equipamentos da Série Huawei Mate 20.

Vê ainda: e Honor justificam a deturpação dos testes de benchmark

Num evento exclusivo para os meios de comunicação, o Dr. Wang Chenglu, Presidente de Software Engineering da Huawei Consumer Business Group esclareceu este ponto. Segundo ele, “Os smartphones de hoje são compostos por uma quantidade grande de recursos. Isto ao ponto de se tornarem demasiado complicados para os utilizadores mais comuns. Muitos utilizadores expressaram a sua frustração em relação aos recursos mais complexos.

Ora, foi para responder a esta necessidade que nos propusemos desenvolver uma versão do EMUI que ajudará os consumidores a terem uma vida com mais qualidade. Nesse sentido, a EMUI 9.0 nasceu do compromisso de criar uma experiência de utilização mais agradável bem como mais consistente e simples.

Simplificar, melhorar e aperfeiçoar com o Android Pie

Cada mudança, desde a consolidação do menu de configurações, à otimização do desempenho bem como a inclusão de novos recursos de bem-estar digital. Aqui sem esquecer a produtividade, tudo isto feito de forma a garantir que o EMUI 9.0 oferece uma experiência louvável ao utilizador.

Com o lançamento da EMUI 9.0, a Huawei torna-se num dos primeiros fabricantes de smartphones a lançar uma interface personalizada, já baseado no Android Pie. Algo que, segundo acredito, está bastante relacionado com a estreita relação com o Google. ”

A nova interface EMUI 9.0 baseada no Android Pie 9.0 vem com a tecnologia GPU Turbo 2.0. Por conseguinte, a segunda geração da inovadora tecnologia de aceleração de processamento gráfico da Huawei, suporta mais jogos e maior capacidade.

A mais recente solução pode otimizar, de forma inteligente, cargas de trabalho intensivas e dar aos dispositivos um melhoramento de desempenho, reduzindo o consumo de energia. Algo que sem dúvida agradará a todos os gamers.

GPU Turbo 2.0 presente na EMUI 9.0 da Huawei

Além de jogos, esta solução também melhora outras áreas que são essenciais para uma experiência de utilização de qualidade. Aqui tal como a capacidade de resposta do ecrã touch bem como a conectividade de rede, ou o modo de Uninterrupted Gaming e muito mais.

Outra característica associada ao EMUI 9.0 é o HiVision. Algo que permite que a aplicação da câmara reconheça, por exemplo, os principais marcos e pinturas famosas. Por conseguinte, fornece aos utilizadores informações através da sua capacidade de realidade aumentada.

Experiência fotográfica melhorada com o Android Pie 9.0

Simplesmente apontando as câmaras dos smartphone para um objeto de interesse, os utilizadores receberão informações. Algo que vai desde a história até alguns factos interessantes.

Em segundo lugar, a EMUI 9.0 apresenta também um novo Password Vault. Lugar onde os utilizadores podem armazenar com segurança a sua password encriptada com a face ou com a impressão digital. Seja para vários serviços bem como para recuperá-la facilmente, sempre que precisem.

O bem estar do utilizador no cerne da EMUI 9.0 da Huawei

Como a EMUI 9.0 foi pensada para ajudar os utilizadores a terem uma vida mais rica e equilibrada. Por conseguinte o bem-estar digital é também um foco desta nova UI. Isto é, a EMUI 9.0 apresenta um novo painel de controle Digital Balance.

Função esta que rastreia as métricas de utilização das aplicações do dispositivo. Ora permitindo assim que os utilizadores definam uma parcela de utilização para cada aplicação. O Wind Down ajuda os utilizadores a relaxar antes de dormir.

No momento do lançamento oficial, a EMUI 9.0 suportará os mais recentes dispositivos Huawei. Recursos adicionais estarão disponíveis após o lançamento da série Huawei Mate 20.

A EMUI 9.0 está atualmente disponível na versão beta. As inscrições para esta versão beta estão abertas para utilizadores de dispositivos Huawei na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Maps está a introduzir uma nova forma de navegação

Maps: Esta aplicação é tão boa e muito mais leve!

Google Maps – Novo recurso poderá não ser do agrado de todos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.