Numa conferência de imprensa em Munique, após o lançamento dos Huawei Mate 30. Richard Yu diz conseguir disponibilizar os serviços Google nestes modelos "de um dia para o outro". Tudo o que precisa é que o banimento imposto pelos EUA seja levantado.
Os novos Mate 30 são smartphones fantásticos, mas só se tem falado sobre a ausência dos serviços Google. Tal deve-se a uma proibição legal dos EUA aos negócios da Huawei com empresas norte-americanas. Cenário que a impede de aceder ao software da Google.
Assim sendo, tudo o que a Huawei precisa para mudar este cenário é de autorização para voltar a negociar com a responsável pelo Android. Caso Donald Trump levante essa proibição, a chinesa poderá adicionar os serviços Google, aos Mate 30, com uma simples atualização de software.
As aplicações Google ausentes do Huawei Mate 30
- Google Play Store
- Pesquisa Google (App)
- Google Chrome
- Youtube
- Google Maps
- Drive
- Google Tradutor
- Google Calendário
- Google Lens
- Google Duo
- Google Fotos
- Assistente Google
- Gboard
- Find My Phone
- Snapseed
Como podes ver, a lista ainda é considerável e coloca de parte muitas das aplicações que rapidamente associamos ao Android. Quem se imagina a utilizar um smartphone Android sem Play Store ou sem o Chrome?
Esse será o cenário de todos os que optarem pela compra do Huawei Mate 30 ou Mate 30 Pro no imediato. Estes topos de gama chegam com a EMUI 10, porém, baseada numa versão open-source do Android.
Todas as aplicações acima listadas podem, ainda assim, ser instaladas nestes modelos. Terás de ter acesso à APK de cada uma delas para posterior instalação manual, um processo que poderá não ser muito simples para utilizadores menos experientes.
Apesar das limitações, Huawei espera vender 20 milhões de exemplares
Richard Yu, CEO da Huawei, acredita que os seus novos topos de gama possam chegar à marca das 20 milhões de unidades vendidas. A China deverá ser o principal impulsionador destes números.
Este executivo refere que desde que o banimento dos EUA foi decretado as vendas globais de smartphones caíram. Ainda assim, esta tendência parece estar a inverter-se, o que demonstra que os utilizadores gostam dos produtos da Huawei.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei explica como o Mate 30 Pro ignora os toques fantasma no seu 'ecrã cascata'
- Processador do Huawei Mate 30 Pro deixa a desejar no AnTuTu Benchmark
- Huawei HarmonyOS (substituto ao Android) "está longe de estar acabado!" diz desenvolvedor