Huawei disponibiliza HarmonyOS para os seus smartphones. Vê se o teu está na lista

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei levou hoje a cabo um evento para programadores onde o tema principal foi a sua alternativa ao Android, o HarmonyOS. Tal como havia sido prometido, deste evento resultou ainda a disponibilização da primeira versão beta deste software.

Depois de estreado numa das suas televisões inteligentes, a Huawei lança finalmente o HarmonyOS para os dispositivos móveis. Este sistema operativo encontra-se, por enquanto, em versão beta e disponível apenas para um grupo restrito de produtos da marca.

Eis os dispositivos que já podem experimentar o HarmonyOS

  • Huawei P40
  • Huawei P40 Pro
  • Huawei Mate 30
  • Huawei Mate 30 5G
  • Huawei Mate 30 Pro
  • Huawei MatePad Pro

É com surpresa que notamos a ausência dos Mate 40 da lista de modelos que suportam a primeira beta pública do HarmonyOS. Estes topos de gama estiveram sempre no topo das apostas para receber este software.

Caso tenhas um dos modelos acima mencionados, já podes experimentar o que anda a Huawei a preparar para um futuro sem o Android. Sendo esta ainda uma versão beta do HarmonyOS, não aconselhamos que a instales no teu equipamentos principal devido à sua expectável instabilidade. Caso não fiques satisfeito com o resultado, poderás sempre voltar à EMUI 11.

Como instalar o HarmonyOS no teu equipamento

Caso queiras experimentar já o HarmonyOS, o primeiro passo será inscreveres-te neste site. Importa, no entanto, frisar que o mesmo encontra-se em mandarim, logo o processo será um pouco mais trabalhoso que o habitual.

Caso sejas aceite nesta fase de testes, receberás um email de confirmação e as instruções necessárias para realizar a sua instalação. O software chegará o teu Huawei compatível via OTA (over the air), mas atenção que poderá ainda demorar alguns dias.

Baseado nos primeiros vídeos que já se encontram na internet, podemos verificar que o HarmonyOS não será esteticamente muito diferente da EMUI. Algo que facilitará o processo de habituação ao novo sistema operativo.

Importa ainda mencionar que o HarmonyOS será compatível com aplicações desenhadas para o Android. Será também possível criar aplicações de raiz para este sistema operativo, tendo já a chinesa lançado uma campanha de incentivo para que os programadores abracem a sua plataforma.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei HarmonyOS 2.0 para smartphones vai ter suporte para aplicações Android
  • Huawei poderá ser a próxima marca a seguir o mau exemplo da Apple
  • Huawei FreeBuds 3: agarra estes auriculares a metade do preço!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.