A Huawei levou hoje a cabo um evento para programadores onde o tema principal foi a sua alternativa ao Android, o HarmonyOS. Tal como havia sido prometido, deste evento resultou ainda a disponibilização da primeira versão beta deste software.
Depois de estreado numa das suas televisões inteligentes, a Huawei lança finalmente o HarmonyOS para os dispositivos móveis. Este sistema operativo encontra-se, por enquanto, em versão beta e disponível apenas para um grupo restrito de produtos da marca.
Eis os dispositivos que já podem experimentar o HarmonyOS
- Huawei P40
- Huawei P40 Pro
- Huawei Mate 30
- Huawei Mate 30 5G
- Huawei Mate 30 Pro
- Huawei MatePad Pro
É com surpresa que notamos a ausência dos Mate 40 da lista de modelos que suportam a primeira beta pública do HarmonyOS. Estes topos de gama estiveram sempre no topo das apostas para receber este software.
Caso tenhas um dos modelos acima mencionados, já podes experimentar o que anda a Huawei a preparar para um futuro sem o Android. Sendo esta ainda uma versão beta do HarmonyOS, não aconselhamos que a instales no teu equipamentos principal devido à sua expectável instabilidade. Caso não fiques satisfeito com o resultado, poderás sempre voltar à EMUI 11.
Como instalar o HarmonyOS no teu equipamento
Caso queiras experimentar já o HarmonyOS, o primeiro passo será inscreveres-te neste site. Importa, no entanto, frisar que o mesmo encontra-se em mandarim, logo o processo será um pouco mais trabalhoso que o habitual.
Caso sejas aceite nesta fase de testes, receberás um email de confirmação e as instruções necessárias para realizar a sua instalação. O software chegará o teu Huawei compatível via OTA (over the air), mas atenção que poderá ainda demorar alguns dias.
Baseado nos primeiros vídeos que já se encontram na internet, podemos verificar que o HarmonyOS não será esteticamente muito diferente da EMUI. Algo que facilitará o processo de habituação ao novo sistema operativo.
Importa ainda mencionar que o HarmonyOS será compatível com aplicações desenhadas para o Android. Será também possível criar aplicações de raiz para este sistema operativo, tendo já a chinesa lançado uma campanha de incentivo para que os programadores abracem a sua plataforma.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei HarmonyOS 2.0 para smartphones vai ter suporte para aplicações Android
- Huawei poderá ser a próxima marca a seguir o mau exemplo da Apple
- Huawei FreeBuds 3: agarra estes auriculares a metade do preço!