Se neste Natal recebeste um novos smartphones Android então provavelmente trata-se de um Samsung ou um Huawei. Estas são as duas marcas mais populares no nosso mercado segundo os dados da aqui em primeira mão que a Huawei não via as suas receitas crescerem tão lentamente, desde 2013. Para o seu líder executivo o futuro passa pela inovação, alargamento do serviço de cloud sem esquecer o reforço da rede de telecomunicações. Contudo, o segmento de smartphones Android continua a crescer a bom ritmo.
Vê ainda: Samsung Galaxy S9 dificilmente terá problemas de memória interna
Verdade seja dita, existem poucas construtoras capazes de acompanhar o ritmo de crescimento da Huawei. A pouco e pouco esta empresa tem-se conseguido implementar de forma cada vez mais sólida no mercado dos smartphones Android. Agora, com a Samsung e com a Apple na mira, está na altura de olhar para algumas das metas e objectivos atingidos pela marca.
Huawei com uma posição cada vez mais sólida no mercado dos smartphones Android
Graças a um cuidadoso equilíbrio entre marketing, estreitamento da relação entre consumidor e marca (graças aos dois centros de apoio ao cliente no nosso país, mais concretamente em AppBrain, a marca já tem 3 modelos no Top 10 dos smartphones mais populares no nosso país. Tendência que se reflecte um pouco por toda a Europa. Para 2018, a Huawei já está a olhar para o Ocidente, sobretudo para o mercado dos Estados Unidos da América.
Portugal é apenas um exemplo da exemplar implantação da marca nos mercados de smartphones. A empresa demonstra um cuidadoso crescimento, sempre com a sustentabilidade em mente. Crescimento este que tem sido louvável ao longo dos últimos anos.
Agora, os resultados estão à vista. Em 2017 já conseguiu ombrear com a Apple e mantém firme o seu 3º lugar enquanto maior construtora mundial de dispositivos móveis. Os dados são da agência IDC.
Em 2017 a Huawei terá vendido 153 milhões de smartphones Android
Olhando para os números provisórios de 2017, a Huawei volta a mostrar um crescimento sólido nas vendas de smartphones Android. Apesar do abrandamento das receitas devido às dificuldades sentidas no setor de redes e telecomunicações, uma das principais fontes de receita para a marca.
De acordo com um dos representante da marca este é efetivamente a principal causa do abrandamento no crescimento. Declarações feitas aos funcionários num comunicado interno. Esperamos ainda pelo relatório final e definitivo com todos os detalhes e números precisos.
Segundo esta fonte “O negócio da nossa operadora foi afetado pelas tendências de investimento, mas mantém-se estável.” Confirmando a assim a principal culpada deste quadro de notória estagnação. A construção da infra-estrutura de redes de próxima geração ainda não terá tido início. De qualquer forma, será um "mal" passível de recuperação assim que começar a começar a construção da infraestrutura de redes.
Olhando para o número de vendas, em 2017 a empresa terá vendido um total de 153 milhões de smartphones. Contudo, nem assim terá evitado uma quebra de 15% no valor das receitas. Note-se que todos estes dados se baseia na carta interna que terá sido remetida por Ken Hu, o atual líder executivo desta empresa.
Huawei continua a crescer e apresenta bons números
Estes números provisórios apontam um crescimento nas vendas de smartphones na ordem dos 15% face às vendas registadas em 2016. Esta cifra traduz-se num volume de receitas que ascenderá aos 600 mil milhões de yuans. Valor que corresponde sensivelmente a 77 mil milhões de euros provenientes das vendas de dispositivos móveis.
Em 2017 tivemos dispositivos como os Huawei P10, um aperfeiçoar dos irreverentes P9. Tivemos ainda e mais recentemente a nova linha Mate 10. Apostas de qualidade para o mercado dos smartphones Android. Já para 2018, os rumores em torno do P11 ou P20 já começam a ganhar forma. Dispositivo que deverá ser apresentado em fevereiro, no Mobile World Congress.
Aqui temos que prestar também atenção a toda a unidade de consumo da Huawei. O ramo que lida diretamente com a venda de smartphones e dispositivos móveis. Esta terá tido números bastante satisfatórios com um aumento das receitas na casa dos 30% durante o último ano.
Série Huawei P11 / P20 chegará em fevereiro
Apesar da sua aposta passar cada vez mais pelos smartphones premium, a Huawei é conhecida e procurada pelas suas ofertas de gama média. Aliás, 3 dos 10 smartphones mais utilizados em Portugal são 3 "P Lites", segmento que continua a crescer.
Em 2017 vimos a Huawei a crescer e ultrapassar algumas vezes a Apple no mercado dos smartphones. Sobretudo nos meses que antecederam o lançamento dos Apple iPhone 8 e iPhone X. Contudo, em 2018 a Huawei quererá certamente reforçar a sua posição e se possível destronar a Apple. Objectivo este que não será nada fácil segundo as principais estimativas de mercado.
E tu, acreditas que em 2018 a Huawei possa finalmente ultrapassar a Apple com os seus smartphones Android? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.
Assuntos relevantes na 4gnews: